Projetos linha 2

Literatura para crianças e jovens: modos, materialidades e alternativas metodológicas de leitura na escola e em espaços não formais de leitura
A pesquisa desdobra-se em três segmentos. O primeiro visa analisar o campo literário, no que se refere à produção, circulação, consumo, espaços, modos e materialidades da literatura infantil e juvenil contemporânea; o segundo segmento dedica-se à construção de metodologias alternativas de leitura da literatura infantil e juvenil na escola e em ambientes não formais de leitura; o terceiro procura estudar e propor modos de ler em espaços não formais de leitura como hospitais, ONGs e Centros de Atendimento Sócio Educativos.
Responsável pelo projeto: Drª. Fabiane Verardi Burlamaque


Gêneros textuais e multimodalidade: práticas discursivas e letramento
Esse projeto, inserido na linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), aborda os gêneros textuais e multimodalidade e tem como objetivo contribuir ao ensino de língua a partir do binômio gêneros textuais e multimodalidade e, desse modo, repensar a noção de letramento na contemporaneidade. Isso se justifica pelo fato de que, se a ideia bakhtiniana de que os gêneros correspondem a tipos relativamente estáveis de enunciados, é preciso repensar as implicações que as instabilidades genéricas ocasionam à leitura e à escrita de textos, em decorrência do exacerbado processo de informatização, sobremaneira no ambiente de ensino, seja em nível fundamental, médio ou superior. O conceito de gênero adotado para esta pesquisa considera a proposta bakhtiniana e estudiosos contemporâneos, em especial aqueles que se propõem a rediscutir essa temática em consonância com a virtualização do conhecimento. Para citar alguns: Bakhtin (1979/2010), Marcuschi (2008, 2011), Dionisio (2011), Meurer e Motta-Roth (2002), Maingueneau (1997), Charaudeau (2010), Fiorin (2008), entre outros delimitados na revisão de literatura. Quanto aos procedimentos metodológicos, a abordagem utilizada é a qualitativa, especialmente o modelo epistemológico – paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1989). Os corpora de pesquisa consistem em gêneros textuais diversos, sobretudo os que se apresentam em suportes virtuais e dispõem de propriedades multimodais. Com esta pesquisa, procura-se rediscutir as noções e funcionalidades dos gêneros textuais, que, embora essa discussão tenha sido fortemente investigada no espaço acadêmico, há necessidade de (re)pensar que as formas de comunicação sofreram consideráveis metamorfoses em virtude do aparecimento de novos suportes, midiáticos e virtuais. É por esse motivo que gêneros e multimodalidade ganham (e devem ganhar) espaço em pesquisas acadêmicas que se preocupam em recepcionar e analisar.
Responsável pelo projeto: Dr. Ernani Cesar de Freitas


Letramento e Multiletramentos: leitura e escrita como estratégias de ensino-aprendizagem em todas as áreas do conhecimento
Este projeto, fundado em estudos dos letramentos e multiletramentos, tem como objetivo pesquisar metodologias de trabalho com gêneros textuais (leitura, interpretação e produção textual) que possam ser aplicadas a diferentes níveis de ensino e por professores de quaisquer áreas do conhecimento, propiciando o desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas. Destaca-se, nesse contexto, o interesse por propostas de trabalho que atentem à multiplicidade semiótica, cultural e às tecnologias implicadas nos processos de recepção/produção textual, aspectos intrinsecamente relacionados às práticas sociais.
Responsável pelo projeto: Drª. Luciana Maria Crestani

Caminhos e estações: literatura, ruas e conexões
A literatura contemporânea pode ser caracterizada pela diversidade em mais de um aspecto. Por um lado, a diversidade mediática ter permitido construções estéticas diversificadas, estabelecida pela pluralidade de códigos oriundos da polifonia cultural própria do atual espaço urbano. A gradativa desconstrução dos centros de poder pelas possibilidades expressivas de múltiplos espaços tem garantido a liberdade das manifestações artísticas sob diversos estatutos, não necessariamente adequados às imposições do cânone. Por outro lado, na ordem dos espaços urbanos, as cidades, constituídas em redes informatizadas, elevam-se à complexa condição de metrópoles comunicacionais (CANEVACCI, 2008), estabelecendo um novo senso de vínculo, situado tanto na presença física e quanto na ubiquidade móvel, desprovido de limitadores espaço-temporais eficientes. Esta pesquisa pretende discutir a multiplicidade estética e medial da literatura contemporânea, ao mesmo tempo inserindo-se nas ações de promoção de leitura do Projeto das Jornadas de Literatura de Passo Fundo, como forma de contribuir prospectivamente para a ampliação da recepção literária na constituição de cidades educadoras.
Responsável pelo projeto: Dr. Miguel Rettenmaier


Linguagem e interação
O projeto tem por objetivo principal compreender o homem e a sociedade a partir de manifestações linguístico- discursivas em situações de (inter)ação em diferentes contextos. Para tanto, propõe-se a ler e a ouvir o que dizem as pessoas nos mais variados campos de atuação social, seja na área educacional, da saúde, do trabalho, na esfera religiosa, entre outros espaços. Espera-se que, através da análise e da reflexão sobre o uso da língua em situações variadas, e a partir da convocação dos saberes de outras áreas, para além da linguística, seja possível a vivência de experiências interdisciplinares que promovam a descompartimentação do conhecimento e maior compreensão do homem e da sociedade nos tempos atuais. Este projeto pretende dialogar com projetos de alunos dos diferentes cursos de graduação, em especial os da área da educação e da saúde, Mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Letras, e com outros pesquisadores. O estudo está centrado na abordagem da linguagem em diferentes contextos interacionais, seja no campo da educação, seja na área da saúde e do trabalho.
Responsável pelo projeto: Drª. Patrícia da Silva Valério


Gêneros discursivos em práticas sociais voltadas ao letramento
Este estudo busca investigar as potencialidades dos gêneros discursivos/de texto para o desenvolvimento da educação linguística e letramento, considerando-se as diferentes teorias da linguagem. A partir de uma abordagem qualitativa, o estudo busca elucidar quais gêneros se realizam diferentes práticas sociais contemporâneas, além de investigar como eles podem contribuir para o desenvolvimento do letramento integral do indivíduo.
Responsável pelo projeto: Drª. Luciane Sturm