Projetos linha 2
Literatura para crianças e jovens: modos, materialidades e alternativas metodológicas de leitura na escola e em espaços não formais de leitura
A pesquisa desdobra-se em três segmentos. O primeiro visa analisar o campo literário, no que se refere à produção, circulação, consumo, espaços, modos e materialidades da literatura infantil e juvenil contemporânea; o segundo segmento dedica-se à construção de metodologias alternativas de leitura da literatura infantil e juvenil na escola e em ambientes não formais de leitura; o terceiro procura estudar e propor modos de ler em espaços não formais de leitura como hospitais, ONGs e Centros de Atendimento Sócio Educativos.
Responsável pelo projeto: Drª. Fabiane Verardi Burlamaque
Letramento e Multiletramentos: leitura e escrita como estratégias de ensino-aprendizagem em todas as áreas do conhecimento
Este projeto, fundado em estudos dos letramentos e multiletramentos, tem como objetivo pesquisar metodologias de trabalho com gêneros textuais (leitura, interpretação e produção textual) que possam ser aplicadas a diferentes níveis de ensino e por professores de quaisquer áreas do conhecimento, propiciando o desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas. Destaca-se, nesse contexto, o interesse por propostas de trabalho que atentem à multiplicidade semiótica, cultural e às tecnologias implicadas nos processos de recepção/produção textual, aspectos intrinsecamente relacionados às práticas sociais.
Responsável pelo projeto: Drª. Luciana Maria Crestani
Com a Palavra nas Nuvens: A(s) Literatura(s) Brasileira(s) Contemporânea(s) e a Sociedade em Bolhas (Jornadas Literárias em Pesquisa)
O projeto Com a palavra nas nuvens: literatura brasileira contemporânea e a sociedade "bolhas" apresenta uma proposta de trabalho orientada à pesquisa, ensino e extensão, em sentido investigativo e propositivo acerca da leitura literária da produção brasileira contemporânea de onde se lançam pontos de abordagem plurais quanto ao que se entente por "leitura" na ordem dos seguintes aspectos: (1) leitura crítica do que se produz na atualidade (e pluralidade) dos (poli)sistemas literários (EVEN-ZOHAR) nacionais quando se associam mídias impressas e digitais (HAYLES; SANTAELLA) em uma concepção expandida de "livro" e de produção literária, (2) leitura formativa, ao se construírem propostas de formação leitora à escola e à universidade, assentadas na noção de experiência (BENJAMIN, LARROSA) em sincronia com a produção literária da atualidade, advinda de campos diversos de edição e publicação, mas associados ao que se compartilha e ao que dialoga em mídias impressas e digitais. Esse projeto de pesquisa, articulado ao projeto formador das Jornadas Literárias de Passo Fundo, se associa à "Cátedra Unesco: A cidade que educa e transforma" que integra o Programa de Cooperação Internacional Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma (RICET). Liderada pelo ISEC Lisboa, a rede conta com 12 instituições de ensino superior de Portugal, do Brasil e da Guiné-Bissau, tendo entre seus membros fundadores a Universidade de Passo Fundo (UPF), dentre outras instituições do COMUNG.
Responsável pelo projeto: Dr. Miguel Rettenmaier da Silva
Gêneros Textuais, Educação Linguística, Letramentos e formação crítica de professores (línguas adicionais/estrangeiras e língua materna)
Este estudo investiga, à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, as potencialidades dos gêneros textuais para o desenvolvimento da educação linguística e letramentos dos indivíduos, em diferentes espaços de ensino e de aprendizagem. A pesquisa se realiza considerando-se o paradigma qualitativo de pesquisa e está vinculado às linhas de pesquisa Constituição e interpretação do texto e do discurso e Leitura e Formação do leitor, do Programa de Pós-Graduação em Letras UPF.
Responsável pelo projeto: Drª. Luciane Sturm
Linguagem e Interação
Este projeto visa analisar e compreender manifestações linguístico- discursivas em situações de (inter)ação em diferentes contextos. A partir da compreensão da língua/linguagem não somente como um sistema abstrato de formas normativas, mas como uma opinião concreta e heterodiscursiva sobre o mundo, tem interesse pela produção, recepção e circulação de sentidos dos usos da língua/linguagem em diferentes práticas sociais, sob a perspectiva da análise dialógica do discurso, metodologia derivada dos estudos de Bakhtin e seu Círculo. O projeto acolhe pesquisas que tenham interesse tanto em textos e discursos que envolvam o ensino e a aprendizagem na educação básica, como os produzidos em outros campos, como o midiático, o religioso, o político, etc.
Responsável pelo projeto: Drª. Patrícia da Silva Valério