Dissertações defendidas

2001

9 - Título: A invenção do Rio Grande do Sul: território e identidade na visão do IHGRGS (1920-1937) - Livro

Autor: Zélia Guareschi Fioreze
Orientador: Prof. Dr. Astor Antônio Diehl
Banca: Prof. Dr. Gervásio Neves, Profª. Dr. Eliane Colussi (UPF)
Data Defesa: 11/01/2001
Resumo: A dissertação consiste em um estudo sobre o pensamento e o conhecimento geográfico no Rio Grande do Sul e o papel desempenhado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul – IHGRGS – na produção desse conhecimento num determinado contexto histórico e geográfico. O período em análise está compreendido entre o surgimento da instituição (1920) e a instalação do Estado Novo no Brasil (1937). O material de estudo selecionado é a revista do IHGRGS, publicada nesse período, o que perfaz um conjunto de 68 volumes. A investigação tem como objetivo avaliar o conhecimento geográfico produzido no interior do instituto e o seu vínculo no processo de formação da identidade e do território. Para alcançar o objetivo proposto, o trabalho está organizado em torno de três eixos de investigação: o surgimento do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB – e a criação do IHGRGS; o mapeamento numérico da produção considerado o âmbito e o interesse e a análise do material levando em consideração o pensamento e a produção geográfica. A partir da análise do contexto de criação das instituições, nacional e regional, conforma-se o seu papel de legitimadoras da identidade nacional, através da criação da história, da sociedade e da  geografia pátrias e regionais. O pensamento geográfico que perpassa a produção do IHGRGS encarrega-se de legitimar o território enquanto integrador e separador do extremo meridional do Brasil. Ao discutir a defesa e a construção dos seus limites, a descrição e a formação humana decorrente, a geografia produzida pelo IHGRGS, no período enfocado, enquanto produção do território, contribuiu a seu modo para “fazer” o Rio Grande.

10 - Título: Grassando saúde no campo das idéias As Instituições Hospitalares em Passo Fundo nas décadas de 1910 e 1920

Autor: Luísa Grigoletti Dalla Rosa
Orientador: Profª. Dr. Eliane Colussi
Banca: Prof. Dr. Luiz Eugênio Véscio (UFSM), Profª. Dr. Loiva Otero Félix (UPF)
Data Defesa: 23/04/2001
Resumo: O presente trabalho, realizado na área de História Regional, consiste na abordagem da constituição das instituições hospitalares na cidade de Passo Fundo na década de 1910. A primeira sociedade, com a denominação de Hospital de Caridade. O episódio do Corpus Christi, conhecido como a polêmica, em 1918, originou a separação da sociedade e o surgimento do Hospital São Vicente de Paulo. Os Objetivos inicialmente propostos para o estudo formam o entendimento do processo de separação do grupo mantenedor do hospital; dos projetos distintos e antagônicos – a laicização e a clericalização -, defendidos pelo grupo da maçonaria e da Igreja Católica; das questões relativas ao aparecimento das enfermidades; das práticas e concepções médicas; do processo histórico e de urbanização ocorrido na cidade. A metodologia para o levantamento das questões propostas utilizadas foi consulta a documentos existentes, como os relatórios da Intendência, as atas das assembléias das sociedades hospitalares, jornais locais e revisões bibliográficas sobre a temática e assuntos próximos a ela.

11 - Título: Instituições Museológicas, Instituições da Memória: história, papel e impactos dos museus passo-fundenses

Autor: Mariane Loch Sbeghen
Orientador: Prof. Dr. Fernando Camargo
Banca: Prof. Dr. Luiz Carlos Golin (UPF), Prof. Dr. Ana Luiza Setti Reckziegel (UPF)
Data Defesa: 04/05/2001
Resumo: O presente trabalho, na área de História Regional, tem como objetivo analisar a história, papel, memória e impacto na sociedade dos museus passo-fundenses. Partindo da análise de aspectos estruturais e funcionais dos museus em geral, busca identificar as especificidades locais dos museus da cidade de Passo Fundo – RS, como agentes de formação cultural. Como metodologia de trabalho, além da consulta a fontes bibliográficas, realizaram-se entrevistas com passo-fundenses visando verificar quais são os museus que eles identificam na cidade e a sua concepção sobre a importância dessas instituições. Em conclusão, propõem-se a criação de um Centro Cultural.