Linhas de pesquisa

1- POLÍTICA E RELAÇÕES DE PODER

 

A linha agrega as pesquisas e os estudos que abrangem as múltiplas dimensões da esfera do político relacionada às formas e às relações de poder, aos fenômenos das práticas políticas e da cultura política em seu âmbito regional, nacional, internacional e suas fronteiras. Em termos historiográficos, volta-se para o debate acerca da recuperação do político na História, incorporando novos conceitos, métodos, técnicas e fontes de pesquisa. Estuda os processos eleitorais, a constituição dos partidos e associações políticas, as relações de poder em suas dimensões formais e institucionais vinculadas ao Estado, as redes de micropoderes, os mecanismos jurídicos e os aparatos repressivos referendados no espaço político, as construções do imaginário, do simbólico e do ritualístico na política em sua dimensão histórica, o papel do cidadão e as relações de poder na nova geopolítica, os conflitos bélicos e as relações internacionais. A preocupação com a relação ensino-aprendizagem nos diversos níveis permeia todas as temáticas concernentes à linha.

DOCENTES:
Adelar Heinsfeld
Alessandro Batistella
Ana Luiza Setti Reckziegel
Felipe Cittolin Abal
Janaína Rigo Santin


2 - ECONOMIA, ESPAÇO E SOCIEDADE

 

Dedica-se a temas como (re)ocupação humana do espaço, territorialização, colonização, imigração, povoamento, fronteiras, escravidão, conflitos, relações, hierarquias e movimentos sociais, pertencimentos societários e institucionais, processos econômicos, jurídicos e simbólicos, mundo do trabalho, propriedade da terra, legislação agrária, relações rural-urbano, relações interétnicas e identidades. As temáticas entrecruzam-se e articulam-se aos campos de investigação da história agrária, história da agricultura, história social do trabalho, história ambiental, história empresarial, história da propriedade e didática da História, estabelecendo diálogo com diversas outras áreas do conhecimento.

DOCENTES:
Ironita A. Policarpo Machado
João Carlos Tedesco
Luiz Carlos Tau Golin
Marcos Gerhardt


3 - CULTURA E PATRIMÔNIO

 

A linha agrega pesquisas e abordagens historiográficas interdisciplinares dedicadas à análise dos campos cultural e patrimonial. O eixo concernente à Cultura ocupa-se de fenômenos culturais, contemplando suas articulações com a vida social e política e suas interfaces com a globalização e com as noções de alteridade, identidade, mobilidade e fronteiras. O eixo dedicado às questões Patrimoniais analisa os processos de constituição de bens pertencentes a uma dada coletividade que conformam um conjunto de referências relacionados à constituição de memórias e identidades, bem como suas dinâmicas, limites, porosidades e lutas por reconhecimento. A preocupação com as relações de ensino-aprendizagem, em todos os níveis, permeia as temáticas concernentes à linha.

DOCENTES:
Gerson Luís Trombetta
Gizele Zanotto
Jaqueline Ahlert
Luiz Carlos Tau Golin