Pesquisa e Inovação

Arquitetura além dos caminhos convencionais

14/12/2023

16:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

A partir de experiências internacionais, a doutoranda Bianca Gasparetto Rebelatto ingressou em grupos de pesquisa, ainda na graduação, e hoje desenvolve seus estudos na Alemanha

Durante os próximos seis meses, Bianca Gasparetto Rebelatto terá a oportunidade de fazer parte de um centro de pesquisa que é referência internacional em sustentabilidade. Ela é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo (PPGEng/UPF) e, atualmente, está realizando doutorado sanduíche Hamburg University of Applied Science, em Hamburgo, na Alemanha. Mas essa não é a primeira experiência internacional de Bianca. 

Ainda durante a graduação em Arquitetura e Urbanismo, a estudante teve a oportunidade de participar do então programa do governo federal Ciência Sem Fronteiras e passou um ano e meio estudando no Canadá. De acordo com ela, foi essa experiência que lhe mostrou caminhos além dos convencionais da arquitetura e a levou a ingressar em um grupo de pesquisa em eficiência energética. “Com a participação em eventos e escrita de artigos eu senti uma realização pessoal muito grande, então quis fazer mestrado paralelo com meu próprio escritório de arquitetura, e isso me ajudou a escolher fazer doutorado também”, conta. 

Agora, no doutorado, Bianca segue pesquisando o tema da eficiência energética em edificações comerciais. A oportunidade de desenvolver sua pesquisa na Alemanha se deu por meio de uma bolsa Capes, chamada Programa institucional de doutorado sanduíche no exterior (PDSE). Lá desde outubro deste ano, a previsão é que Bianca fique no país até março. “Como já estou na metade do doutorado, quase qualificando, já vinha desenvolvendo artigos relacionados ao tema, inclusive já alinhados ao professor supervisor daqui de Hamburgo. Apesar de ter chegado há pouco, já estou envolvida nas atividades do centro de pesquisa, participei de um evento para estudantes de doutorado- Baltic University Programme, na Polônia. Além disso, já estou ajudando na organização de um simpósio que irá ocorrer na Suécia no fim de fevereiro”, destaca. 

Para a estudante, o intercâmbio é de extrema importância para sua formação. “O centro de pesquisa que estou fazendo parte é referência internacional em sustentabilidade com diversas publicações e se mantém há muitos anos no ranking. Além de todas as oportunidades que já estou tendo aqui de ampliar meus conhecimentos, de participar em novas pesquisas, tem também a experiência de viver em um país com cultura e costumes diferentes, trazendo muita riqueza para o meu desenvolvimento pessoal”, pontua a doutoranda que, ao voltar para o Brasil, pretende continuar o desenvolvimento da sua tese. 

Mestrados e Doutorados

Aprofunde seus conhecimentos fazendo um mestrado ou doutorado da UPF, e aproveite oportunidades como essa! As inscrições estão abertas para 15 programas de pós-graduação, sendo 15 mestrados e 9 doutorados. Inscreva-se em upf.br/pos.