Pesquisa e Inovação

Sustentabilidade: conferência do Green Office UPF debate ciclo de vida e economia circular 

07/11/2023

11:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Evento marca o início de uma semana de intercâmbio entre o Brasil, a África do Sul e a Alemanha e reúne pesquisadores e participantes de diversos países 

Uma conferência promovida pelo Centro Acadêmico de Sustentabilidade da Universidade de Passo Fundo (Green Office/UPF) reúne nessa segunda e terça-feira, dias 6 e 7 de novembro, professores e acadêmicos de diversos países para debater sobre a Avaliação do Ciclo de Vida e Economia Circular. O evento faz parte do projeto "A introdução digital do Sistema Sustentável nos Objetivos de Desenvolvimento do Ensino Superior – aspectos regionais na implementação dos ODS do Brasil e África do Sul”, desenvolvido em parceria entre a UPF e a Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo (Alemanha).

A coordenadora do Green Office, professora Dra. Luciana Brandli comenta que o evento marca o início de uma semana de intercâmbio entre a África do Sul, o Brasil e a Alemanha e faz parte de um projeto maior chamado DITTS (The digital introduction of the Sustainable Development Goals into Higher Education Teaching), que prevê que pesquisadores da África do Sul venham até o Brasil uma semana por ano e a equipe do Green Office vá até a África para trocar conhecimentos e experiências pelo mesmo período de tempo.

“Aproveitamos essa vinda deles para organizar a conferência e escolhemos abordar os temas economia circular e avaliação do ciclo de vida. É essencial hoje que a gente tenha uma economia que se auto sustente, porque a gente não vai ter desenvolvimento sustentável se acabar com todos os recursos do planeta. Então a economia circular busca isso, ela preconiza a ideia de você dar uma vida no final do ciclo devido a alguma coisa e é isso que os cases do mundo todo irão mostrar, o que estão fazendo em seus locais de origem”, afirmou a professora.

O evento ocorre no formato híbrido, com uma programação que integra palestras, debates e apresentações de trabalho de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. “Todas as palestras e atividades são apresentadas em inglês. Temos mais de 70 trabalhos inscritos e participantes de dez países, como Indonésia, Índia, Letônia, Itália, Alemanha, África do Sul e Nicarágua, além de convidados da África do Sul, Itália e pesquisadores de instituições brasileiras”, afirma a professora, ao pontuar que a Assessoria Internacional da UPF é parceria da iniciativa. “Desde o início do projeto a AI foi junto conosco para a África, estão nos dando todo o apoio aqui, para que realmente seja um intercâmbio não só dos grupos de pesquisa, mas da Universidade toda para que a gente consiga abrir isso para outras áreas”, destaca.

Pesquisadores apresentam estudos e iniciativas de sustentabilidade

Uma das convidadas para a conferência foi a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Dra. Ana Carolina Passuelo, que fez uma apresentação sobre a aplicação da economia circular no ambiente construído. “Dentro da UFRGS eu trabalho no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Construção e Infraestrutura. Então, as nossas pesquisas são muito relacionadas à sustentabilidade e avaliação do ciclo de vida dentro de uma escala do ambiente construído, desde materiais até sistemas construtivos, edifícios, chegando inclusive à escala urbana”, afirma. 


Segundo ela, o programa trabalha em diferentes escalas, inclusive com infraestrutura de rodovias. “A minha contribuição aqui é trazer a integração da economia circular ao ambiente construído utilizando a avaliação do ciclo de vida, que são os temas do evento. Precisamos romper com a lógica de consumo linear, onde a gente extrai, consome e descarta e entrar numa lógica circular. Isso é importante para todas as cadeias, como um todo. A construção civil é o maior consumidor de recursos naturais do planeta e o ambiente construído é também o maior emissor de gases e efeitos de estufa pelos altos consumos energéticos associados aos edifícios. Então, por isso a importância de integrarmos essas ferramentas e essas políticas, essa forma de pensar em um ambiente construído e a sociedade como um todo”, destacou Ana Carolina.

O professor Dr. Genc Alimehmeti, associado na University of Tirana (Albania) e University of Bologna (Italia) fez uma apresentação do projeto Bioplastics Europe, que é financiado pelo programa de pesquisa e inovação Comissão Europeia Horizonte 2020. “Cerca de 22 parceiros em 13 países estiveram envolvidos com um orçamento de 8,5 milhões de euros em quatro anos. Agora, em 2023, estamos encerrando o projeto e alcançamos muitos objetivos em relação aos biopolímeros, que são polímeros biodegradáveis de base biológica”, comentou o professor, ao destacar que isso cria oportunidades de mercado para novos empreendimentos e empresas. “Ao fazer isso, o impacto ambiental é muito baixo. Não podemos dizer que é zero, mas ainda assim é muito inferior ao dos plásticos de origem fóssil. Há muita atenção da Comissão Europeia e do mundo neste momento sobre a inovação e a criação de materiais de base biológica e biodegradáveis”, pontuou. 

Acompanhado do professor Rudi Pretorius, do Departamento de Geografia da Universidade da África do Sul, os professores participarão de diversas atividades na Universidade por uma semana. “Estou achando incrível o acolhimento das pessoas. Passo Fundo é uma cidade muito aconchegante e o campus é ótimo, sustentável e em meio à natureza. Percebo que os estudantes estão envolvidos e desempenham papéis ativos e proativos, o que significa que não estão apenas se preparando para suas futuras carreiras, mas se envolvem de tal forma que são parte da Universidade”, disse.