Pesquisa e Inovação

UPF firma termo de cooperação acadêmica e técnica com a cidade de Urubamba, no Peru

08/11/2023

17:01

Por: Assessoria de Imprensa

Por meio do termo, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental vai auxiliar a cidade a desenvolver soluções para seu melhoramento urbanístico

A Universidade de Passo Fundo (UPF) firmou um termo de cooperação acadêmica e técnica com a Municipalidad Provincial de Urubamba, turístico popular no Peru. A proposta é, por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng), auxiliar a cidade a desenvolver soluções para seu melhoramento urbanístico. A iniciativa partiu do prefeito da cidade e engenheiro Ronald Veras Gallegos, que visitou há alguns anos Passo Fundo, bem como a Universidade. Na oportunidade, Ronald pode conhecer o potencial e a tradição da UPF e decidiu propor uma parceria para beneficiar sua cidade em um grande projeto de expansão urbana.

Desta forma, o prefeito sugeriu o estabelecimento de um termo de cooperação, firmado em 25 de maio de 2023, entre as partes. O trabalho está sob a coordenação do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Antonio Thomé. As atividades serão desenvolvidas por um grupo de trabalho formado por uma equipe do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGENG).

O termo de cooperação conta com uma etapa de imersão no contexto de Urubamba. A cidade de 26 mil habitantes, é a capital administrativa do Valle Sagrado de los Incas, que se constitui em um sítio arqueológico de interesse nacional e internacional. A província abarca as Salineras de Maras, as cidades monumento de Yucay, Ollantaytambo e a mais conhecida, Cidadela de Machu Picchu.

Para o conhecimento mais aprofundado do território de atuação, entre os dias 5 e 10 de novembro está sendo realizado uma vivência técnica do Prof. Dr. Marcos Antonio Leite Frandoloso. Na oportunidade, o professor irá conhecer as estruturas administrativas da cidade, bem como fazer reuniões de trabalho e visitas técnicas dirigidas coordenadas pelas Gerências de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Urbano e a Divisão de Turismo.

Todo o processo de expansão e melhoramento urbano impactam positivamente o turismo local e regional, mas incorporam os problemas normais de vida urbana. O processo de conurbação, ou seja, a união de diferentes localidades (distritos) em um eixo linear ao longo do Rio Vilcanota e os maciços geológicos dos Andes, configuram um processo de ocupação do que se configura o Valle Sagrado de los Incas.

Na oportunidade também serão feitos contatos com a Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco - UNSAAC, e a Universidad Andina de Cusco, a fim de firmar possíveis parcerias para intercâmbio acadêmico e interinstitucional.