Gerontecnologia

APLICAÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM CONTEXTOS DE SAÚDE MENTAL 
Descrição: Este macroprojeto busca evidenciar a validade de testes e métodos de avaliação psicológica; e da aplicação da Avaliação Terapêutica/Colaborativa (TA), em diversos contextos.

AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO CORPORAL E RISCO DE QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS
Descrição: Um dos parâmetros funcionais vinculado ao processo de envelhecimento é a diminuição da eficiência do sistema corporal. Quanto ao equilíbrio, os principais parâmetros envolvidos na sua manutenção são o sensorial, nervoso e muscular. O sistema sensorial compreende o aspecto visual, auditivo e vestibular; o nervoso está relacionado ao sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP); por sua vez, o muscular compreende a eficiência mecânica e energética da musculatura envolvida. Qualquer desarranjo destes parâmetros funcionais pode interferir no equilíbrio do indivíduo. As alterações no equilíbrio atingem grande parte da população de pessoas idosas e se vinculam ao aumento no risco de quedas. A queda pode ocasionar consequências negativas para saúde física, mental e social, aumentado o risco de morbidade e diminuindo a autonomia da pessoa idosa. O risco de quedas pode ser avaliado por meio da Falls Efficacy Scale - International (FES-I-BRASIL). A escala é um questionário composto por 16 perguntas que classifica o risco de quedas em baixo, eventual, frequente e muito frequente. O centro de pressão corporal (COP) é uma medida gerada por meio de uma plataforma sensível à pressão, denominada baropodômetro. A plataforma quantifica o deslocamento corporal e apresenta a amplitude, em mm, do deslocamento do centro de pressão corporal do indivíduo. A mensuração é realizada a partir da pressão plantar exercida na plataforma. Levando em consideração esses parâmetros, este estudo apresenta a seguinte questão de pesquisa: Que alterações no centro de pressão corporal aumentam o risco de quedas em pessoas idosas participantes de grupos de convivência?

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO USO DE GAMES INTERATIVOS NA CAPACIDADE FUNCIONAL E PROCESSOS COGNITIVOS DE PESSOAS IDOSAS
Descrição: A preocupação em realizar atividade físicas e cognitivas e o processo de engajamento social das pessoas idosas potencializaram a criação de centros de convivência, que são espaços legítimos de inclusão social e de afirmação da cidadania. O uso de jogos interativos nesses ambientes aparece com uma nova forma para estimular e envolver fisicamente essa faixa etária da população, proporcionando ao sujeito idoso um desafio adequado as suas capacidades físicas e cognitivas. Pretende-se com o estudo responder a seguinte questão: Que efeitos têm atividades físicas e treinamento mental realizados por meio de jogos interativos na capacidade funcional de equilíbrio, flexibilidade e marcha, nas funções neuropsicológicas de atenção e memória em pessoas idosas?

AVALIAÇÃO QUÍMICA E BIOLÓGICA DE COMPOSTOS DE INTERESSE FARMACÊUTICO: EXTRATO DE PLANTAS, NUTRACÊUTICOS E BIOFÁRMACOS 
Descrição: Plantas, alimentos e microrganismos representam uma fonte em potencial para a obtenção de novos compostos terapêuticos. Eles apresentam uma composição química rica em metabólitos secundários, além de seu metabolismo primário. Esse tipo de pesquisa representa uma aplicação médica para a biotecnologia verde, pois atualmente, microrganismos como bactérias, fungos e vírus estão cada vez mais resistentes às terapias existentes, tanto em patologias humanas, quanto animal ou fitopatológica. Além disso, doenças crônicas (como diabetes, dislipidemias, e doenças relacionadas ao estresse oxidativo) têm se tornado cada vez mais prevalente por isso, é necessário a busca por tratamentos mais eficazes. Nesse contexto, esse projeto tem como objetivo avaliar a composição química e atividade biológica de compostos de interesse oriundos de plantas, alimentos e microrganismos.

EFEITOS DE UM PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO CINESIOTERAPÊUTICA COM O USO DE EXERGAME COMO POTENCIAL AGENTE MODULADOR DE MARCADORES EPIGENÉTICOS E NA COGNIÇÃO DE IDOSAS 
Descrição: Edital FAPERGS 05/2019 - PROGRAMA PESQUISADOR GAÚCHO - PqG. O envelhecimento é um processo inevitável, irreversível e naturalmente acompanhado por diversas alterações, como o declínio das funções cognitivas e o desequilíbrio de marcadores epigenéticos. Um programa de exercícios cinesioterapêuticos pode manter ou recuperar determinadas funções, principalmente se associado ao uso de exergames. O objetivo desta pesquisa é avaliar os efeitos de um protocolo de intervenção cinesioterapêutica com o uso de um exergame na melhora da cognição e na modulação de marcadores epigenéticos. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, com uma amostra de 24 pacientes, mulheres, com idade superior a 55 anos. As participantes serão estratificadas em dois grupos: o grupo controle, que será submetido apenas ao protocolo de intervenção cinesioterapêutica e o grupo intervenção, que executará o protocolo de intervenção cinesioterapêutica com o uso de um exergame. A pesquisa será dividida em três momentos: pré-intervenção, intervenção e pós-intervenção. As sessões serão organizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora cada, em um período de 12 semanas, totalizando 24 sessões. Para a coleta de dados serão utilizados o Montreal Cognitive Assessment - MoCA e exames de sangue para avaliação dos marcadores epigenéticos. Espera-se contribuir com o desenvolvimento de pesquisas de cunho científico e de inovação tecnológica, por meio da disponibilização de um protocolo de intervenção cinesioterapêutica e de um exergame para a melhora da função cognitiva e como potencial agente modulador dos marcadores epigenéticos periféricos.

MACROPROJETO: DOENÇAS E AGRAVOS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA POPULAÇÃO DA REGIÃO SUL DO BRASIL 
Descrição: As doenças e agravos não transmissíveis são considerados a principal causa de morte prematura, apresentando forte impacto na qualidade de vida dos indivíduos afetados. Os principais fatores associados estão relacionados ao estilo de vida. Desta forma, este macroprojeto tem o objetivo de desenvolver pesquisas relacionadas ao estudo da prevalência e fatores associados às DANT na população residente na região Sul. Para tanto, serão desenvolvidos subprojetos com desenhos observacionais analíticos, transversais e longitudinais, para responder os objetivos específicos do estudo. A população alvo serão os indivíduos de todas as faixas etárias residentes nos municípios da região Sul. Estes indivíduos serão recrutados nos domicílios, escolas, hospitais e universidades de acordo com os objetivos de cada subprojeto. Espera-se que os resultados possam contribuir para o planejamento de estratégias, monitoramento e enfrentamento destas doenças.

MOTION REHAB 3D PLUS: UM EXERGAME CUSTOMIZÁVEL APLICADO À REABILITAÇÃO FÍSICA 
Descrição: Edital Universal MCTIC/CNPq n.º 28/2018. O objetivo desse projeto é dar continuidade ao desenvolvimento do jogo Motion Rehab AVE 3D, um jogo sério para reabilitação de pacientes com acidente vascular encefálico, desenvolvido com o game engine Unity e com suporte ao sensor de movimentos Kinect e dispositivos de visualização, como a Smartv 3D e o Oculus Rift. Nossa intenção é oferecer uma ferramenta completa de apoio a terapia convencional, capaz de contribuir para o processo de reabilitação de pacientes, e ter um custo benefício viável para ser utilizado pelo professional de saúde. Atualmente, o jogo contempla seis atividades que consideram exercícios de flexão, abdução, adução do ombro, abdução e adução horizontal do ombro, extensão de cotovelo, extensão de punho, flexão de joelho, flexão e abdução de quadril em um espaço 3D. A ideia é desenvolver e avaliar a usabilidade e a aceitação de uma nova versão do jogo, com suporte à tecnologia vestível para monitoramento fisiológico, disponível para acompanhamento do paciente e para avaliação do processo interativo. Nesse contexto, também pretende-se ofertar novos níveis de jogo e atividades, além de dar suporte a novos dispositivos de visualização imersiva e rastreamento de movimentos.


PRODUÇÃO E ANÁLISE DE MEDICAMENTOS: DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES E DE MÉTODOS ANALÍTICOS/BIOANALÍTICOS, E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E DA ESTABILIDADE 
Descrição: Muitos são os problemas relacionados aos medicamentos e métodos de análise. Esse projeto de pesquisa representa um projeto guarda-chuva contendo temas relacionados a produção e análise de medicamentos. Esse projeto surgiu devido ao fato de que muitas vezes as formulações existentes no mercado não apresentam a qualidade adequada, e necessitam de uma avaliação para comprovação de sua qualidade. Além disso, há a necessidade de serem desenvolvidos e validados métodos analíticos e bioanalíticos. Estes métodos necessitam ser desenvolvidos e validados para a análise das mais diversas substâncias, fornecendo assim, resultados confiáveis. Outro eixo deste projeto trata a respeito do desenvolvimento de novas formulações, pois muitas das formulações existentes no mercado apresentam características indesejáveis, como por exemplo, reações adversas, baixa solubilidade, instabilidade em pH estomacal, ou mesmo, não são adequadas para crianças, entre outras. Muitas são as possibilidades de formas farmacêuticas quando se deseja melhorar as características das formulações existentes no mercado.


SISTEMA E-LIFESTYLE: UMA SOLUÇÃO E-HEALTH PARA MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DE PACIENTES HIPERTENSOS 
Descrição: Edital MS-SCTIE-Decit/CNPq nº12/2018 - Pesquisas de Inovação em Saúde. A hipertensão arterial possui como complicação a doença cardiovascular, considerada a principal causa de morte em todo mundo e com custos de internações hospitalares elevados. O tratamento e a gestão da hipertensão englobam intervenções associadas ao controle nutricional, atividades físicas, controle do stress, entre outros fatores relacionados ao estilo de vida. Neste contexto, as soluções e-Health têm atraído um número crescente de usuários, motivados, principalmente, pelo aumento do interesse no monitoramento de suas condições de saúde. Este projeto tem como objetivo avaliar os efeitos do uso do sistema e-LifeStyle na melhoria das condições de saúde de pacientes hipertensos atendidos na rede pública de saúde. Para tanto, é necessário, inicialmente, desenvolver uma versão funcional do protótipo existente, incluindo módulos para controle nutricional, configurações gerais, gestão do paciente para o profissional da saúde, integração com dispositivos móveis e vestíveis; e um aplicativo para Smartphone e Tablet Android para o paciente e médico. O e-Lifestyle visa auxiliar hipertensos no tratamento da doença, a partir do monitoramento do peso, circunferência abdominal, altura, sono, humor, pressão arterial e prática de atividades física. O protótipo foi desenvolvido em nuvem computacional, com coleta os dados a partir de um aplicativo móvel e permite a gestão e integração entre profissional da saúde e paciente por meio de um conjunto de interfaces web. Para avaliar o efeito do uso do e-Lifestyle nas condições de saúde do paciente hipertenso, serão convidados 30 usuários da rede pública de saúde, atendidos no Hospital da Cidade de Passo Fundo (HC) e nas Unidades Básicas de saúde Jerônimo Coelho e 10 Centenário, ambas do munícipio de Passo Fundo. Trata-se de um ensaio clínico randomizado em que os participantes serão avaliados antes e depois de um período de três meses de intervenção, a partir de instrumentos específicos e exames clínicos. Os dados de caráter quantitativo serão analisados por meio do software estatístico SPSS versão 18.0. Para todas as análises será considerado o nível de significância de 5%. Espera-se que a solução desenvolvida, depois de avaliada, seja passível de ser escalonada para o SUS e que os resultados obtidos contribuam com as áreas da computação e da saúde. Na saúde, ao promover a avaliação de risco, auxiliar na mudança de comportamento e, com isso, favorecer a saúde pública, possibilitando a redução dos custos do tratamento e internações. Na computação, o maior desafio é a integração de diferentes tecnologias computacionais de hardware e software, para viabilizar o escalonamento aos pacientes hipertensos do SUS. Projeto desenvolvido em parceria com a empresa Visionnit Engenharia de software Ltda.