Geral

Coordenador do PPGEdu palestra em evento do Instituto Federal do Espírito Santo

08/11/2021

08:15

Por: Assessoria de Imprensa

O Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, promoveu, entre os dias 3 a 5 de novembro, de forma on-line, a VII Semana de Letras, que teve como tema “Primeira década de pesquisa e formação”. A proposta foi celebrar os 10 anos de formação de professores do Campus. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF), professor Dr. Altair Alberto Fávero, palestrou sobre “Formação de professores em tempos de barbárie”, com a mediação da professora Ivania Cover. Com uma abordagem profunda e desafiadora, em suas falas iniciais, fez um breve diagnóstico de época, mostrando os ditames de uma sociedade que incentiva para o individualismo e dificulta as relações solidárias. Ao abordar o campo educacional, demonstrou-se preocupado com instituições que confundem formação de titulação, porque muitas pessoas podem passar por um curso ou estudar um conjunto de disciplinas, mas não necessariamente viver um processo formativo, com reflexividade crítica e responsável. 

O professor Altair também destacou a importância de olhar para a formação dentro das sociedades complexas e plurais, principalmente para denunciar o quanto a educação pública está sendo tomada pelo empresariamento, através dos livros didáticos, da indução curricular e privatização interna. Nesse cenário, persiste a ideia que a iniciativa privada é o caminho para se fazer educação. Também, percebe-se a transformação do professor num mero técnico de ensino que transmite informações aos alunos, via plataforma digital e via documentos curriculares, como por exemplo, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Além disso, o professor apontou algumas saídas para enfrentar este cenário social de crise. Entre os desafios destacados, mostra-se a importância das escolas e universidades educarem para a inteligência e para a solidariedade, por meio do diálogo e da escuta como um processo de humanização. O compromisso de uma educação que promove processos pedagógicos participativos, reflexivos e comprometidos com a formação de cidadãos conscientes, supera a superficialidade e educa os sujeitos contra o fascismo, evitando que a barbárie se repita. Representante do Instituto Federal agradeceu ao professor Altair pela socialização do conhecimento e pelas provocações, destacando que sua presença foi um marco institucional.