Geral

Egressa do PPGEdu toma posse na Academia Rio-Grandense de Letras

02/05/2023

10:31

Por: Assessoria de Imprensa

Poeta, escritora, ensaísta e filósofa, a doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF), Marli Teresinha Silva da Silveira, tomou posse na Academia Rio-Grandense de Letras (ARL), no dia 13 de abril. Com dezenas de livros, artigos e contos publicados, a escritora já recebeu muitos prêmios e reconhecimentos. 

A coordenadora do PPGEdu da UPF, professora Dra. Cleci Werner da Rosa, destaca a importância do trabalho realizado pela escritora ao contribuir com o enriquecimento da literatura nacional. “Agradecemos a honrosa escolha pelo recipiendário, que traçam o caminho daqueles que por meio das ‘letras’ demonstram sua organização, sabedoria, paciência e dedicação. Esse momento será de valor histórico memorável, pois ficará registrado através dos seus ilustres trabalhos literários, acadêmicos, na promoção à pesquisa, no estudo, preservação e difusão da literatura, das ciências, das artes, da língua e da cultura em todas as suas manifestações. Temos a certeza de que o nível acadêmico cumprirá os objetivos desse sodalício face à competência e à dignidade da sua trajetória de vida, dedicada à Educação, Cultura e desenvolvido do saber”, ressalta.

Em 2021, a escritora teve sua trajetória artístico-cultural reconhecida pelo Prêmio Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro no segmento Diversidade Linguística, Livros, Leitura e Literatura. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Marli cursou doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF, defendendo a tese intitulada “Por uma pedagogia do ser-no-mundo seria o caso de uma daseinspedagogia?”, sob orientação do professor Dr. Claudio Almir Dalbosco, no ano de 2020.