Ensino

Professor da Queen Mary University of London visita a UPF

14/11/2022

14:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A UPF e a Queen Mary University of London, do Reino Unido, desenvolvem, em parceria, o projeto de pesquisa Drinking Water From Rain: A Standalone Green Energy Powered Rainwater Purification System (Água potável a partir da chuva: um sistema autônomo de purificação de água de chuva com energia verde, em tradução livre). Como parte das ações, professores e estudantes realizam viagens e intercâmbios para troca de experiências e conhecimentos. Recentemente, o professor Hasan Shaheed esteve visitando a Instituição, oportunidade em que conversou com acadêmicos e conheceu as pesquisas realizadas na Universidade.

Referência do projeto na UPF, o professor Dr. Vandré Brião lembra que o trabalho é desenvolvido em parceria com a Queen Mary University of London e tem o financiamento da Royal Society, instituição de fomento à pesquisa e desenvolvimento do Reino Unido. 

Os professores e estudantes do Instituto de Tecnologia (ITec) foram os anfitriões do pesquisador. Vandré lembra que em junho de 2022 pesquisadores e estudantes da UPF foram ao Reino Unido para troca de experiências com pesquisadores da Queen Mary University, e o momento teve como objetivo também retribuir a visita. “Esse projeto não trata apenas de desenvolvimento técnico, mas também de desenvolvimento humano. Os estudantes que participaram das atividades exercitaram a língua inglesa, conheceram um pouco sobre a cultura e a necessidade de aprendizado contínuo”, destacou.

Hasan é diretor do Programa de Engenharia Mecânica e participou de uma programação bastante eclética na UPF. De acordo com Vandré, eles tiveram encontros com o diretor do ITec, professor Dr. Carlos Szilagyi, visitas junto ao Núcleo de Tecnologia Mecânica, acompanhados do professor Dr. Leandro Tagliari e acadêmicos do projeto Aerodesign da Engenharia Mecânica. O grupo também esteve na empresa Stara, em Não-Me-Toque, e, por fim, realizou um Workshop sobre o projeto e perspectivas para continuar a colaboração internacional.