Pesquisa e Inovação

Conhecimento que rompe fronteiras

19/05/2023

09:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Mestrados e doutorados da UPF com aulas on-line facilitam a formação de pós-graduandos de diferentes estados do país

O processo de ensino-aprendizagem segue em constante transformação e atualização. Cada vez mais, além das atividades presenciais, muitos cursos ofertam aulas virtuais aos estudantes, o que, de certa forma, contribui para que eles consigam conciliar a rotina profissional com a vida universitária, sem que haja a dificuldade da distância e da localização. Na pós-graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF), não é diferente, pois o Mestrado e o Doutorado em Letras e o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, por exemplo, possuem como diferencial a realização de aulas on-line.

As aulas do Mestrado e do Doutorado em Letras acontecem via Google Meet, contemplam diversas disciplinas e são desenvolvidas conforme a metodologia do professor: há aulas expositivas, seminários, possibilidade de trazer convidados (professores e pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior (IEs), discussões acerca de temas relacionados ao programa da disciplina, participação em tempo real de algum evento ou de alguma conferência (nacional ou internacional), bancas e reunião com turmas de outras IEs ou outros grupos de pesquisa. Qualquer aluno pode participar das aulas, desde que esteja regularmente matriculado, mesmo em disciplina isolada.

Egresso do curso de Mestrado em Letras, Marcos Mendes Lisot Marthos Gasperoni mora em Carlópolis (PR). Ele participou das aulas on-line e relata o quanto isso ajudou na sua vida profissional e pessoal. “As aulas on-line oportunizam uma aprendizagem mais significativa para os estudantes que querem realmente aprender. Esse ponto positivo está atrelado a vários aspectos, como: os conteúdos já estão dispostos na plataforma para o aluno ler com antecedência; não há conversas paralelas; as aulas são gravadas, o que faz com que tanto o corpo docente quanto o discente empreguem uma linguagem mais polida e respeite os demais colegas; o estudante pode intervir quando precisa; não é preciso se deslocar da sua residência para outro local; as despesas são menores; os conteúdos são os mesmos que nas aulas presenciais. São inúmeras vantagens”, comenta.

Professor de Língua Portuguesa, Gasperoni destaca ainda que, com as aulas on-line, ele aprendeu a se organizar melho, já que, durante o Mestrado, foi convidado para lecionar em outras escolas, dar palestras e falar sobre o seu trabalho. “Inúmeras portas se abriram para mim. Agora estou me preparando para fazer o meu doutorado, mas só o farei se for on-line. Fiz duas graduações e duas pós, presenciais. A terceira pós, ou seja, o Mestrado, foi on-line. O aprendizado nas aulas foi muito expressivo”, lembra, ao mencionar o comprometimento do Mestrado e do Doutorado em Letras da UPF com a formação do cidadão.

Aprendizado no nordeste do Brasil
Aluno do PPGL, no curso de Doutorado em Letras, Gabriel Donato Ramos Couto reside em Palmas de Monte Alto, sudoeste da Bahia. Ele conta que as aulas on-line têm permitido a participação em discussões e atividades acadêmicas de forma mais flexível, sem que seja preciso se deslocar fisicamente para a Universidade. “Isso tem sido especialmente importante pra mim, que moro em outra cidade e teria que fazer uma viagem longa e cansativa para comparecer às aulas presenciais”, disse.

Além disso, o estudante salienta que as aulas também o possibilitam interagir com outros colegas e professores de outras partes do país e do mundo, o que enriquece sua formação acadêmica e profissional. “Essa troca de experiências e perspectivas tem sido extremamente enriquecedora e tem me ajudado a ampliar meu conhecimento e a desenvolver habilidades de comunicação e colaboração. Portanto, posso afirmar que as aulas on-line são uma ferramenta muito valiosa para o meu aprendizado e para a minha carreira, permitindo-me uma formação mais completa e atualizada em minha área de estudo”, complementa o doutorando, que atua nas áreas da Literatura, dos Direitos LGBTQIA+, das Políticas Educacionais, da Filosofia e do Direito.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UPF, Dra. Cláudia Toldo, as aulas on-line são um diferencial importante porque abrem um leque de oportunidades para que seja alcançado um público de fora da região de abrangência da Universidade. “Temos alunos do norte e do nordeste, por exemplo. Com as aulas é possível estabelecer novas relações, conhecer outras realidades e estar com convidados internacionais”, afirma.

Ciência e Tecnologia de Alimentos: aperfeiçoamento profissional multidisciplinar
O Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, assim como o Mestrado e o Doutorado em Letras, possui como diferencial a oferta de aulas on-line, que são síncronas pelo Google Meet. Em alguns momentos, nas atividades, os professores podem fazer aulas híbridas (parte da turma presencial, com aqueles que puderem comparecer, e virtual, para os estudantes que não podem estar presentes).

De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), professor Dr. Vandré Brião, a oferta de aulas híbridas alcança uma população muito mais ampla e dá liberdade para orientadores e orientandos atualizarem seus currículos com um conhecimento multidisciplinar, já que a área de alimentos está na fronteira com outras áreas, como agrárias, engenharias, tecnologias e saúde.

Ainda conforme o docente, qualquer aluno pode cursar disciplinas do Mestrado em qualquer ordem. “Além das disciplinas ofertadas pelo PPGCTA, nós incentivamos que os mestrandos cursem disciplinas em outros Programas de Pós-Graduação (Agronomia, Computação Aplicada, Engenharia Civil e Ambiental, Ciências Ambientais). Isso oportuniza aos estudantes uma amplitude de visão maior do que o estudo unicamente na área da Ciência de Alimentos”, ressalta Brião.

A estudante do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Raíssa Vieira da Silva, mora em Coronel Bicaco (RS), município que fica a 200 km de distância de Passo Fundo. Engenheira de Alimentos por formação e atuante na área de controle de qualidade, a profissional enxergou nas aulas híbridas a oportunidade de conciliar a pós-graduação com o trabalho, contando com o auxílio de uma bolsa para a isenção da mensalidade. “Como mestranda, posso dizer com certeza de que evolui muito. Durante a minha graduação na UPF, chegou um momento em que tive que começar a trabalhar. Porém, a vontade de fazer mestrado sempre esteve presente, mas não poderia me dedicar somente para a pós. Agora, com as aulas híbridas, posso fazer o que sempre quis: estudar, sem deixar o trabalho”, pontua.

Inscrições abertas na pós-graduação
Vivencie a experiência das aulas on-line no Mestrado e no Doutorado em Letras e no Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Além deles, a Instituição também inscreve para outros 17 cursos em 13 Programas de Pós-Graduação. Acesse upf.br/pos e faça a sua inscrição.