Pesquisa e Inovação

Pesquisas da UPF estão entre as melhores do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde

25/09/2020

15:57

Por: Assessoria de Imprensa

Dois trabalhos desenvolvidos na Universidade foram premiados na edição deste ano

Mais uma vez, pesquisas da Universidade de Passo Fundo (UPF) se destacam no Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS). A 20ª edição ocorreu de forma virtual entre os dias 15 e 18 de setembro. O Simpósio é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e é o principal evento nacional nessa temática. Dois dos principais trabalhos premiados no SBCAS foram desenvolvidos na UPF. 

Trabalho do egresso do curso de Ciência da Computação da UPF,
Mateus Klein Roman

Uma das trilhas do Simpósio premiou os três melhores trabalhos de iniciação científica. Entre eles, estava o trabalho "Desenvolvimento e avaliação de um agente conversacional para candidatos à doação de sangue" do bolsista de iniciação científica da Fapergs, egresso do curso de Ciência da Computação da UPF, Mateus Klein Roman, que recebeu menção honrosa ao dividir o pódio com trabalhos da Unifesp e da UFPI. O artigo teve coautoria da professora orientadora, Dra. Ana Carolina Bertoletti De Marchi, colaboração dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA), Me. Ericles Bellei e Me. Daiana Biduski, e da médica responsável pelo Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, Me. Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo, que está cursando seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH) da UPF.

Trabalho do egresso do PPGCA e bolsista DTI do CNPq na UPF,
Me. Ericles Bellei

Outra trilha do SBCAS premiou as três melhores dissertações de mestrado. O egresso do PPGCA e bolsista DTI do CNPq na UPF, Me. Ericles Bellei, recebeu menção honrosa para sua dissertação "Explorando aplicações móveis de saúde para o autogerenciamento de Diabetes Mellitus", dividindo o pódio com dissertações oriundas da Unicamp e da UFPR.  O trabalho também teve orientação da professora Dra. Ana Carolina, além da coorientação do professor jubilado da Faculdade de Medicina da UPF, Dr. Hugo Lisboa. 

O grupo de pesquisa Sistemas Interativos e da Informação (SIN), em que a professora Dr. Ana Carolina atua, já recebeu outras honrarias no SBCAS. Na edição de 2019, outro trabalho de iniciação científica do SIN também recebeu menção honrosa (veja mais detalhes AQUI). Na edição de 2014, outro artigo do SIN recebeu o prêmio de melhor artigo em andamento no mesmo evento.

Conforme explica a professora Dra. Ana Carolina, as honrarias recebidas prestigiam a atuação do grupo de pesquisa na temática da Computação aplicada à Saúde. O SIN tem atuado em diversas frentes para promover suas pesquisas, como a disponibilização das tecnologias desenvolvidas para a comunidade e a publicação de artigos científicos em renomados periódicos internacionais. No caso dos trabalhos premiados, houve a parceria com o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo e as publicações nos periódicos Journal of Biomedical Informatics e Telemedicine and e-Health.