Ensino

Pesquisa da UPF é premiada no 19º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde

03/07/2019

10:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Realizado entre os dias 11 e 14 de junho em Niterói, Rio de Janeiro, o 19º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS) reuniu pesquisadores de todo o país. Entre os trabalhos premiados no evento, está o do acadêmico dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação da Universidade de Passo Fundo (UPF), João Pedro Mazuco Rodriguez. Com a coautoria da professora orientadora, Dra. Ana Carolina Bertoletti De Marchi, dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) Me. Ericles Andrei Bellei e Me. Daiana Biduski, e do professor jubilado da Faculdade de Medicina da UPF, Dr. Hugo Lisboa, o artigo ficou entre os três melhores no Concurso de Trabalho de Iniciação Científica.

Intitulado “Uma abordagem de visualização gráfica para compreensão da relação entre os fatores do tratamento de Diabetes Mellitus Tipo 1”, o trabalho desenvolvido por João e equipe apresenta a implementação de uma forma de visualização gráfica para facilitar a compreensão da relação de interdependência entre os fatores que influenciam a variação glicêmica no tratamento de pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 1. Segundo ele, a visualização foi incorporada em um aplicativo desenvolvido e avaliado durante as dissertações de mestrado de Daiana e de Ericles, que tiveram orientação da professora Ana Carolina e do professor Hugo. Além disso, o aplicativo recebeu apoio da equipe do projeto de extensão “Acampamento da criança com diabetes”, da UPF.

O concurso do SBCAS contou com 27 trabalhos submetidos, avaliados em duas rodadas por pesquisadores membros do comitê do programa do evento. Apenas os seis melhores artigos avaliados foram convidados para a apresentação em banca avaliadora durante o evento. O trabalho desenvolvido na UPF recebeu uma menção honrosa de terceiro lugar.  

O SBCAS é o principal evento nacional organizado pela Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e teve sua origem no Workshop de Informática Médica (WIM), evento consolidado e reconhecido nacionalmente, realizado anualmente desde 2001, que, a partir de 2018, passou a se chamar SBCAS.