Programas de Pós-Graduação da UPF conquistam conceito 5 em avaliação da Capes
14/01/2026
17:16
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Bruna Stefani Petri
A Universidade de Passo Fundo (UPF) investe constantemente na qualificação de seus Programas de Pós-Graduação (PPGs) para que a pesquisa e a produção de conhecimento em nível stricto sensu sejam cada vez mais enriquecedoras. Esse esforço foi constatado pela Avaliação Quadrienal 2021-2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que divulgou novos resultados na última segunda-feira, 12 de janeiro. Entre as avaliações, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Instituição conquistou o conceito 5.
A Avaliação Quadrienal é realizada em 50 áreas de avaliação, número vigente em 2025, seguindo sistemática e conjunto de quesitos básicos estabelecidos no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES). Os resultados da avaliação periódica de programas de pós-graduação são expressos em notas, numa escala de 1 a 7, que são atribuídas aos mestrados e doutorados após análise dos indicadores referentes ao período avaliado.
Além do conceito máximo conquistado pelo PPGECM, a UPF já possui outros PPGs com conceito 5, que são: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto). Os outros PPGs da Universidade são conceituados com conceitos 4 e 3.
Reconhecidos nacional e internacionalmente pela alta qualidade no ensino, os programas de pós-graduação da UPF ampliam a formação por meio de parcerias com universidades estrangeiras e um ecossistema que conecta pesquisa, inovação e impacto social.
Atualmente, 13 programas estão com inscrições abertas para 2026. As inscrições devem ser feitas pelo site upf.br/pos, seguindo as orientações e prazos específicos de cada programa. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.
Notícias relacionadas
