Ensino

Novas bolsas para fomentar a pesquisa

27/03/2023

09:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Universidade foi contemplada com 58 novas bolsas dentro do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior

O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC/CAPES) tem como finalidade apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados ou doutorados), por meio da concessão de bolsas de estudo e taxas escolares. Recentemente, a Universidade de Passo Fundo (UPF) foi contemplada com 58 novas bolsas que, somadas às já existentes, totalizam 332 nesta modalidade.

Para o Pró-Reitor Acadêmico da UPF, professor Edison Alencar Casagranda, os movimentos que a Capes vem realizando, demonstram um claro compromisso com a ciência e a formação de novos cientistas. Iniciativas importantes como os recentes reajustes das bolsas de graduação, pós-graduação, iniciação científica e na bolsa permanência, associados ao aumento no número de bolsas para os programas de pós-graduação Stricto Sensu, indicam a retomada de uma política de incentivo à pesquisa e à ciência, criando uma atmosfera favorável à formação e à educação de novos mestres e doutores. 

Para ele, os cursos de mestrado e o doutorado, são estágios fundamentais na formação de novos pesquisadores, de novos cientistas. A inovação que tanto se fala, não existe sem pesquisa séria, trabalho metódico e sistemático. “A trajetória de um estudante de pós-graduação é de aprendizagem contínua, de imersão na ciência. A apropriação de um método, apesar de especifico em cada área, conduz a descobertas incríveis e permite uma compreensão aprofundada de determinados temas, problemas, hipóteses, conceitos, teorias e técnicas. Por isso, a concessão de novas bolsas é fundamental, para que mais pessoas possam ter acesso a uma formação de qualidade, oferecendo as condições necessárias para que estudantes de pós-graduação possam se dedicar integralmente a sua formação, gerando resultados importantes, que possibilitam, além da autoformação, soluções inovadoras e inteligentes para a transformação da sociedade”, destaca. 

De acordo com a Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Pró-Reitoria Acadêmica, Dra. Ana Carolina Bertoletti De Marchi, as bolsas visam contribuir para o desenvolvimento e a manutenção da formação de recursos humanos dentro dos programas de Mestrado e Doutorado da UPF. “A conquista destas bolsas representa a excelência na formação de recursos humanos dos programas de pós-graduação da Universidade. O incentivo nos possibilita que novos mestrandos e doutorandos busquem alternativas para encontrar respostas que podem melhorar as demandas da sociedade por meio do desenvolvimento da ciência”, destacou.

Conheça os programas de Mestrado e Doutorado da UPF

A UPF conta com 15 mestrados e 9 doutorados. Com inscrições abertas, a Instituição oferece o Programa de Pós-Graduação - Doutorado em Letras, com áreas de concentração em Letras, Leitura e Produção Discursiva. Saiba mais acessando aqui.
(https://www.upf.br/Pos/Cursos/mestrado-e-doutorado-em-letras)

Conheça os demais programas:
Administração
Agronomia
Bioexperimentação
Educação
Engenharia Civil e Ambiental
Envelhecimento Humano
História
Odontologia
Ensino de Ciências e Matemática
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciências Ambientais
Direito
Computação Aplicada
Projeto e Processos de Fabricação