Intercâmbios e inserção social

Compromisso e inserção social

Cumprindo com a sua missão de formar profissionais cidadãos, éticos e preparados para as transformações sociais, a UPF entende a extensão universitária como parte inerente ao fazer acadêmico, buscando uma aproximação com a realidade social. O PPGAgro também se vincula às atividades de extensão, através de ações educativas, sociais e culturais, desenvolvidas por professores e alunos, interagindo diretamente com as comunidades. Essa interação direta constitui uma via de mão dupla para a difusão do conhecimento e para a interação com as realidades e experiências da comunidade, resultando em alternativas que contribuem com a melhoria da qualidade de vida da população e também subsidiando o fazer acadêmico na sua dinâmica de responder às demandas da sociedade, consolidando, assim, o comprometimento da UPF com o desenvolvimento sustentável. Docentes do PPGAgro têm expressivo vínculo com o setor produtivo primário regional, estando sempre empenhados na transferência das tecnologias geradas nas pesquisas dos pós-graduandos para o campo. As pesquisas desenvolvidas pelo programa são, na sua maioria, de aplicação direta ao agricultor ou pecuarista.

Prestação de serviços gratuitos a agricultores e técnicos

O Laboratório de Fitopatologia faz diagnoses de doenças. Além de ser um instrumento de estudo para os alunos, esse trabalho auxilia os produtores, dirimindo deficiências em suas propriedades. Isso não só contempla o quesito solidariedade, como também dá visibilidade ao programa junto à comunidade externa. O atendimento é prestado por docentes e alunos do PPGAgro, que identificam os patógenos e recomendam as medidas de controle, mecanismos de prevenção para a safra seguinte. Os docentes vinculados ao estudo de entomologia e plantas daninhas também são muito solicitados para darem palestras a técnicos e produtores de todo o país, bem como no exterior, apresentando os resultados das suas pesquisas e, assim, divulgando as ações do PPGAgro. Nas demais áreas de estudo (frutíferas, hortícolas, plantas de lavoura, pastagens, solos, floricultura), os docentes prestam atendimento gratuito aos produtores. Com isso, há possibilidade de auxiliá-los em suas tomadas de decisão sobre práticas de cultivo, escolha de cultivares, manejo da adubação, tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, identificação e medidas de controle de plantas daninhas. 

Impacto tecnológico

A partir do oferecimento do curso de mestrado do PPGAgro, diversos produtos e processos decorreram dos estudos dos alunos e docentes, conforme segue:

Desenvolvimento de cultivares: o PPGAgro foi criado com base no primeiro programa de pesquisa institucionalizado na UPF – Programa de Pesquisa em Aveia. Vários trabalhos de mestrado e doutorado foram realizados nesse programa, e, com isso, o PPGAgro teve participação fundamental no desenvolvimento de 25 cultivares de aveia.

Produtos e softwares desenvolvidos e resultantes dos trabalhos no PPGAgro.