Geral

Representantes de museus participam de reunião on-line da 3ª Região Museológica

02/07/2020

08:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os museus da Terceira Região Museológica (3ªRM) realizaram, na última quarta-feira, dia 1º de julho, a primeira reunião virtual em virtude da pandemia de COVID-19. A atividade foi conduzida pela responsável técnica do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi da Universidade de Passo Fundo (Muzar/UPF), Flávia Biondo da Silva, que é representante da 3ªRM no Colegiado Setorial de Museus, instância do Sistema Estadual de Cultura.

O objetivo da reunião foi o de atualizar os museus sobre as ações do Sistema Estadual de Museus (SEM) e a importância do diagnóstico e mapeamento dos museus do estado para a construção de políticas públicas, e dialogar sobre as representações da Região nos espaços de Coordenação da 3ªRM e Colegiado Setorial de Museus, bem como unir e motivar os museus para participarem dos editais na área da cultura, que estão previstos. Mesmo na sua maioria fechados, os espaços continuam trabalhando interna ou remotamente, adaptando-se à nova realidade que o isolamento social trouxe.

Participaram representantes de 12 museus da região, a coordenadora do SEM, Carine Duarte, e as coordenadoras da Segunda Região, Deise Formolo, e da Sétima Região, Joana Lizott, além de visitantes. Os museus participantes foram: Museu Municipal João Modtkowski (Aurea), Museu Olivio Otto (Carazinho), Museu Regional do Alto Uruguai – MURAU (Erechim), Museu Municipal Theobaldo Becker (Ibirubá), Museu Municipal de Lagoa dos Três Cantos, Museu Municipal de Marau, Museu Zoobotânico Augusto Ruschi – Muzar (Passo Fundo), Museu Municipal Clara Saft (Quinze de Novembro), Museu de Ciências Naturais (Quinze de Novembro), Museu Municipal Padre Paulo Bortolini (Quinze de Novembro), Museu Municipal Olindo Feldkircher (Selbach) e Museu das Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo (Soledade).