A anta (Tapirus terrestris) é o maior mamífero do Brasil e está distribuída pela maior parte do país e grande parte da América do Sul. Ela enfrenta a perda de habitat e tem se tornado rara nos biomas onde ainda é encontrada: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.
Esses mamíferos são animais solitários, andam sem companhia ou no máximo em grupos de até três indivíduos. A anta tem o hábito noturno, forrageando alimento durante a noite e descansando durante o dia. Eventualmente, em algumas circunstâncias pode apresentar atividade diurna.
É um animal herbívoro que se alimenta de frutos, folhas, gramas, brotos e fibras, sendo um importante agente dispersor de sementes, sendo considerado um jardineiro natural.
Na natureza, os principais predadores da anta são a onça-pintada e o puma, mas não são eles que a põe em risco. Caça, desmatamento, fogo, fragmentação de habitat, atropelamentos, entre outros, fizeram com que a espécie entrasse, nas categorias de ameaça de extinção em nível de Estado, como criticamente ameaçada de extinção.
O dia 27 de abril é marcado pelo DIA MUNDIAL DA ANTA.
Notícias relacionadas