Geral

Aranha Caranguejeira Oligoxystre diamantinensis

19/02/2024

16:34

Por: Assessoria de Imprensa

Aranha-caranguejeira (Oligoxystre diamantinensis) é o nome utilizado para se referir a um grupo de aranhas consideradas as maiores aranhas do planeta. Apesar do tamanho, o veneno da caranguejeira não é tão impressionante assim, uma vez que acidentes com essas aranhas, em geral, não são graves. Em alguns casos, pode-se observar vermelhidão, inchaço, coceira, ardência, câimbras e, em casos mais graves, espasmos musculares. As caranguejeiras se destacam pela presença de uma grande quantidade de cerdas sensoriais e urticantes recobrindo o seu corpo. As cerdas urticantes são uma ótima forma de defesa, sendo liberadas quando a aranha se sente ameaçada. Apesar de o veneno dessa aranha não ser muito perigoso, suas cerdas podem provocar irritações e até mesmo reações alérgicas graves e fatais.

Aranhas-caranguejeiras são animais noturnos e, geralmente, ficam no interior de tocas, sob pedras e cascas de árvores durante o dia, saindo para caçar no período noturno. Algumas são pouco agressivas, enquanto outras não permitem o manuseio com facilidade. As espécies menos agressivas podem ser criadas como animais de estimação.

A aranha-caranguejeira é uma espécie carnívora, ou seja, que se alimenta de outros animais. As espécies maiores podem se alimentar de animais relativamente grandes, como pequenos pássaros, roedores, sapos, lagartos e outras aranhas. Esse é o caso da aranha-golias ou aranha-golias-comedora-de-pássaro (Theraphosa blondi), que pode ser encontrada na Amazônia brasileira. (https://brasilescola.uol.com.br/animais/aranha-caranguejeira.htm)