Geral

Projeto “Construindo relações sociais com o patrimônio natural” dá início às atividades

05/07/2022

08:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Encontros com lideranças das ocupações Valinhos II e Zachia IV tiveram o objetivo de traçar as possibilidades de aplicação do projeto

Buscando possibilitar a interação do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi da Universidade de Passo Fundo (Muzar/UPF) com a população das ocupações Valinhos II e Zacchia IV, o Projeto “Construindo relações sociais com o patrimônio natural” iniciou oficialmente as atividades. Contemplado no 6º Prêmio Funcultura de Passo Fundo, o projeto visa reconhecer o Patrimônio Natural que os rodeia por meio da educação museal. 

A primeira atividade realizada foi um encontro com lideranças das ocupações, no dia 2 de julho, com moradores do Zachia IV, e no dia 18 de junho, com o Valinhos II, para apresentação da proposta. “Ao longo do projeto, faremos a percepção ambiental das ocupações, realizaremos oficinas sobre temáticas relevantes levantadas na percepção e montaremos uma exposição das potencialidades que as comunidades possuem, como possíveis pontos de atratividades para outros projetos”, comenta a coordenadora do projeto e bióloga do Muzar, Flavia Biondo da Silva, ao destacar que as ações ocorrerão nos próximos seis meses com diversas inserções nas comunidades e com o envolvimento de adultos e crianças.

Segundo ela, neste primeiro momento, além de ouvirem a proposta, os representantes ajudaram a construir possibilidades de aplicação, conforme a realidade de cada ocupação. As líderes Edivânia Rodrigues da Silva, da Ocupação Valinhos II, e Jussara Trindade Antunes, da Ocupação Zachia IV, participam do projeto na articulação da comunidade.

Cada participante da reunião recebeu uma muda de flor de cravina (Dianthus chinensis) com as informações do uso medicinal e comestível. O projeto criou sua marca com a ipomeia (Ipomoea sp.), também chamada corda-de-viola, Flor Símbolo de Passo Fundo, conforme a lei nº 5.115, de janeiro 2015, uma planta nativa com propriedades medicinal e ornamental.