Geral

Muzar/UPF promove exposição no Parque Banhado da Vergueiro

22/02/2018

14:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividade faz parte de parceria firmada entre o Museu e a Secretaria do Meio Ambiente para sensibilizar a comunidade sobre seu papel diante do meio ambiente e do bem-estar animal

Um espaço em harmonia com a natureza e com uma diversidade de fauna e flora que se transformou em roteiro para várias atividades de lazer. Assim é o Parque Ambiental Banhado da Vergueiro, um patrimônio ambiental para a cidade de Passo Fundo, que passou de uma área abandonada para um espaço de preservação após a recuperação feita pela Prefeitura de Passo Fundo. 

Desde sua recuperação, diversas atividades têm sido desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, instalada no Parque. Entre as atividades, estão palestras e visitação guiada do projeto Educação Ambiental. Além disso, o espaço também conta com a colaboração do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi da Universidade de Passo Fundo (Muzar/UPF), que, no espaço, apresenta a exposição “Fauna e flora em perigo”. A exposição propõe um debate sobre as ameaças existentes à biodiversidade regional, as categorias de risco de extinção, as ações para conservação e a importância da preservação dessas espécies.

Segundo o chefe do Núcleo de Educação Ambiental de Passo Fundo, Wagner Pacheco, esse projeto e parceria de Educação Ambiental busca sensibilizar a comunidade sobre seu papel diante do meio ambiente e do bem-estar animal. “Buscamos sempre parcerias, como essa apresentada pelo Muzar, e a ideia é fazer com que todos sejam protetores e agentes de defesa dos animais e é na educação infantil que esse trabalho deve começar”, destaca.

As visitas ao Parque Banhado da Vergueiro podem ser agendadas pelo telefone (54) 3317-2529, com o Núcleo de Educação Ambiental.