Geral

Muzar/UPF é o museu mais visitado do interior do estado

01/08/2019

15:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Pesquisa de visitação foi realizada pelo Sistema Estadual de Museus. Espaço contempla coleções representativas do patrimônio natural e recebeu mais de 23 mil pessoas em 2018

Um espaço que mantém coleções de zoologia, botânica, geologia e paleontologia apoia a pesquisa e realiza exposições e ações educativas. O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), um setor de apoio do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF), é o museu mais visitado do interior do estado, de acordo com uma pesquisa de visitação realizada pelo Sistema Estadual de Museus. No ranking estadual, o espaço ocupa a 10ª posição, atrás de outros museus da capital, Porto Alegre.

O Muzar mantém coleções representativas do patrimônio natural, colaborando na formação técnico-científica de acadêmicos e profissionais da área e integrando o conhecimento com a comunidade na construção de uma educação integral. Tem como finalidade valorizar o patrimônio natural, por meio da preservação dos recursos naturais e da integração dos seres vivos e do conhecimento, mantendo suas coleções didáticas e científicas.

Pesquisa
O Sistema Estadual de Museus é um órgão da Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que visa sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o estado. Um formulário semestral de público visitante é utilizado para sistematizar a captação de dados e monitorar os acessos às instituições. 

A pesquisa reúne mais de 80 museus do estado que, juntos, receberam a visita de quase um milhão de pessoas. O estudo destaca os 15 museus que mais tiveram visitação, e o Muzar ocupa a 10ª posição, com 23,2 mil visitas. O primeiro do ranking é o Santander Cultural, rebatizado de Farol Santander, que, em 2018, recebeu mais de 177 mil pessoas. O objetivo é usar os dados colhidos para a análise e o planejamento de ações que ampliem e promovam as visitações aos museus.

Muzar
Além das suas coleções didáticas e científicas, e das inúmeras atividades realizadas no espaço, como a trilha perceptiva, o Muzar mantém a Sala Verde, projeto do Ministério do Meio Ambiente, desenvolvido em parceria com a Corsan e o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, por meio do qual oferece atividades como palestras, oficinas, mostras de vídeos, exposições itinerantes e biblioteca do meio ambiente. Junto ao Muzar, encontra-se o Herbário RSPF, que tem como finalidade coletar, registrar e arquivar representantes da flora regional, identificar material botânico para a comunidade acadêmica e comunidade em geral, permitindo intercâmbio com outras instituições similares e oportunizando estágios aos acadêmicos da área de biologia e afins.

Escolas de Passo Fundo e região, comunidade acadêmica e comunidade em geral são convidados a imergir no universo zoobotânico com uma visita ao espaço, que fica no Campus I da UPF, em Passo Fundo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. À noite, o espaço contempla horário diferenciado a cada semestre. Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8316 ou pelo e-mail muzar@upf.br. Mais informações no site www.upf.br/muzar.