Geral

Muzar completa 45 anos convidando a comunidade a interagir

13/08/2020

16:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A data é lembrada em 25 de agosto, mas até lá, diversas ações serão desenvolvidas de forma on-line

O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) completará 45 anos no dia 25 de agosto. Para comemorar, uma programação especial de aniversário será realizada de forma on-line, durante o mês de agosto. Como primeira atividade, a equipe incentiva os professores, estudantes e escolas a divulgarem foto ou selfie, nas redes sociais, de suas visitas no Muzar, utilizando hashtags #muzar45anos, #parabénsmuzar, #parabénsicb, #parabénsupf. O objetivo é contribuir com as atividades remotas das escolas, que podem trabalhar sobre a fauna e flora da região, reconhecida nas visitas às exposições do Museu.

Segundo Flávia Biondo, responsável técnica pelo Muzar, com 45 anos de atividade, contribuindo na formação acadêmica com estágios extracurriculares, sabe-se que muitos estudantes passaram pelo Museu e seguiram seus caminhos, levando a experiência em suas vidas profissionais. “Em comemoração ao aniversário, convidamos os ex-colaboradores para nos enviarem vídeos respondendo às seguintes perguntas: o que representou a sua experiência no Muzar?  Onde você está hoje? Como está a sua vida em tempos de pandemia? Os vídeos serão editados e divulgados nas redes sociais do Muzar”, explica, lembrando que os materiais devem ser enviados para o e-mail muzar@upf.br.

Como parte da programação e em comemoração ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural (17/08), no dia 18 de agosto, às 18h, será realizada a live “Muzar 45 anos perto de você: com Branca Severo”. Na oportunidade os participantes conversarão com a ex-coordenadora, professora Me. Branca Maria Aimi Severo, sobre como o Muzar e o Herbário RSPF foram criados e quais as vivências da sua gestão. A live será realizada na página do Muzar no Facebook (www.facebook.com/muzaricbupf) e será conduzida pelo professor Dr. Cristiano Roberto Buzatto, atual curador do Herbário RSPF e assessorada pela responsável técnica, Me. Flávia Biondo da Silva.

Programação especial integra a comemoração dos 45 anos

Mais de 300 mil pessoas já visitaram as exposições do espaço ao longo dos 45 anos. Para Flávia, o Muzar se transformou e hoje é uma importante ferramenta de valorização do Patrimônio Natural. “O Muzar teve uma transformação muito relevante desde sua criação e já atendeu aproximadamente 300 mil pessoas em visitações, realiza pesquisa e serviços educativos, além de participar de movimentos culturais e ambientais na sociedade. Nestes 45 anos, parabenizamos não apenas o Muzar, mas o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e a UPF, pela valorização do Patrimônio Natural mantendo um espaço tão relevante para a educação e a pesquisa. Compartilhar conhecimento integra nossa natureza”, frisa.