Geral

Muzar apresenta a exposição “Dispersão: manutenção da vida” na Expodireto

09/03/2018

18:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Público pode conferir mecanismos de dispersão de sementes e mostra de animais. No espaço, também pode ser conferido o Serpentário com espécies peçonhentas e não peçonhentas

A Universidade de Passo Fundo (UPF) apresentou diferentes serviços, lançou tecnologias e levou informações ao público presente na Expodireto Cotrijal 2018, que iniciou no dia 5 de março e encerra nesta sexta-feira, dia 9 de março. Na oportunidade, o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB), apresentou a exposição “Dispersão:  manutenção da vida”.

A exposição retrata os mecanismos utilizados pelas plantas para que suas sementes alcancem locais onde novas gerações podem ser estabelecidas, destacando os agentes dispersantes como vento, água e, em especial, animais. Além dessa exposição, o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), em parceria com o Museu Histórico Regional (MHR) e com o Muzar, realizou a exposição “Projeto Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural, ambiental, histórico-cultural, econômico e político”, selecionado pelo Programa CAIXA de apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro – 2017/2018. 

Serpentário
Uma estrutura especialmente montada para a Expodireto Cotrijal recebeu o Serpentário, também vinculado ao ICB. No espaço, foram disponibilizadas espécies de serpentes peçonhentas e não peçonhentas, tais como Jararaca, Jararaca-Pintada, Cruzeira, Papa-Pinto, Salamanta e Cobra-do-Milho. No espaço, foram repassadas informações sobre a importância da preservação de serpentes e os visitantes receberam esclarecimentos sobre as diferenças entre cada uma delas e orientações com a bióloga Simone Nunes quanto à prevenção de acidentes ofídicos, especialmente na zona rural.