Geral

Ipomoea, flor símbolo de Passo Fundo

25/08/2017

18:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Ipomoea cairica ou corda-de-viola como é conhecida popularmente, foi eleita em 2015 a Flor Símbolo de Passo Fundo. “LEI N° 5.115 DE 20 DE JANEIRO DE 2015 (Da Vereadora Claudia Helena Paim Furlanetto). INSTITUI A FLOR CAMPAINHA/IPOMEA COMO FLOR SÍMBOLO DA CIDADE DE PASSO FUNDO O PREFEITO MUNICIPAL DE PASSO FUNDO, no uso de suas atribuições legais, na forma do artigo 88 da Lei Orgânica do Município, faz saber que o Legislativo aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei: Art. 1º Fica instituída, como FLOR SÍMBOLO da cidade de Passo Fundo, a CAMPAINHA/IPOMEA (Ipomoea cairica (L.) Sweet). Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.”

Em vista aos 160 anos do Município de Passo Fundo, que foi comemorado no dia 07 de agosto, destacaremos como planta do mês, sua Flor Símbolo. 

É uma planta trepadeira herbácea, muito florífera e perene de crescimento moderado, medindo de 1-2 metros de comprimento.  Suas folhas são alternas compostas, inflorescência com várias flores grandes, branca na base do tubo com a parte superior rosa a violácea. As flores se abrem no período da manhã, apresentando os grãos de pólen expostos e o estigma receptivo, e murcham no período da tarde.

No Rio Grande do Sul ocorre em todas as regiões fisiográficas (Ferreira 2009) e floresce de fevereiro e março. Sendo uma planta nativa, adapta-se bem nas condições climáticas da região Norte do Rio Grande do Sul, possuindo características que podem fazer delas plantas para ornamentações de parques e jardins.

É amplamente utilizada na medicina popular brasileira. A infusão feita com as folhas é utilizada popularmente no tratamento de erupções cutâneas, especialmente aquelas acompanhadas por febre. Remédios preparados com as raízes são usados na hepatite e, tanto as folhas quanto as raízes, têm ação purgativa (Alonso, 1998). Franco e Fontana (1997) citam ainda, a utilização das partes aéreas da planta como anti-inflamatório e antirreumático.