Geral

Exposição do Muzar visa reconhecer as zoonoses e entender como o ser humano se relaciona com elas

11/03/2022

15:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi está no estande da Universidade de Passo Fundo na Expodireto com a exposição “Zoonoses e pandemias, problemas atuais?”

 

As pandemias são hoje assuntos que geram interesses e vários questionamentos, principalmente de suas origens, muitas vezes iniciada da transmissão de um animal para o ser humano, conhecido como zoonose. Este é o assunto da exposição “Zoonoses e pandemias, problemas atuais?” do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi da Universidade de Passo Fundo (Muzar/UPF), na Expodireto Cotrijal 2022.

A exposição, organizada pelo museu do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), tem como objetivo explicar o que são zoonoses, quais doenças são transmitidas de animais para os seres humanos e como elas afetam a vida humana.

A bióloga responsável técnica pelo Muzar, professora Flávia Biondo da Silva, ressalta como o Muzar está sempre atento às questões na comunidade para realizar suas exposições. “O museu sempre tenta levar uma mensagem e discutir uma temática, levando uma reflexão para a comunidade em meio a um tema relevante. Neste ano, optamos por contribuir com o tema da zoonoses e pandemias, que veio a servir à situação que vivemos nos últimos anos”, explica.

No espaço da UPF, o público reconhece os animais relacionados às zoonoses e seus predadores, e por QR Code, visita o site onde estão todas as respostas das perguntas realizadas na exposição, além de conceitos e ciclos sobre as doenças. 

“Na exposição, há a questão da interação do animal silvestre, como as pessoas ficam menos perceptíveis a isso e que sempre temos que ter cuidados dentro dessa relação, com os espaços naturais preservados para ocorrer o controle nessas interações”, explica Flávia.

A exposição começou na última segunda-feira, dia 7 de março, e vai até sexta-feira, dia 11 de março.