Geral

Desvendando o acervo: Brinco de Princesa

14/09/2018

15:24

Por: Muzar

Fotos: Djeison Fernando de Souza e Juliana Nascimento Martins/Flora Digital

Fucshia regia (Vell.) Munz, pertencente à família Onagraceae, popularmente conhecida como brinco de princesa, foi eleita a flor-símbolo do Rio Grande do Sul, sob o Decreto n° 38.400, de 16 de abril de 1998. A indicação da Fuchsia regia como flor-símbolo, foi devido ao seu aspecto de grande beleza, facilidade de cultivo e potencial paisagístico. Em virtude a Semana Farroupilha, destacamos como planta do mês, a Flor Símbolo do Rio Grande do Sul.

Com um ciclo de vida perene, a F. regia é nativa da Mata Atlântica. No Rio Grande do Sul ocorre nas regiões altas no noroeste do Estado. Caracterizado como arbusto apoiante (trepadeira) que varia de 1,4 m á 3m de altura, possui belas flores pendentes. As flores são comestíveis e podem ser utilizadas como decoração em saladas e outros pratos.  Suas folhas são simples e suas flores são terminais-axilares, pêndulas e vistosas: têm cálice tubular vermelho-fúcsia e corola violeta. São muito visitadas por beija-flores. A floração ocorre na primavera e no outono, ligada ao fotoperíodo. Adapta-se com facilidade aos ambientes, suportando inclusive o frio e a geada que caracterizam o inverno gaúcho, fazendo da mesma, ótima para fins paisagísticos. 

A Fucshia regia, atualmente, está classificada como quase ameaçada, segundo a lista de Táxons da flora nativa do Estado Rio Grande do Sul.

Desvendando o acevro

Periodicamente a equipe do Muzar seleciona um dos itens que compõe o seu acervo para apresentá-lo de forma mais aprofundada neste espaço. Assim, podemos conhecer espécies da flora e fauna da região e sua importância ecológica. Visite-nos regularmente www.upf.br/muzar.