Eixos temáticos

EIXO 01- Fundamentos da Educação

Com ênfase em Filosofia da Educação, investiga três conceitos nucleares, a saber, formação pedagógica, sociedades complexas e pensamento pós-metafísico. Deixa orientar-se pela seguinte questão investigativa: o que significa formar novas gerações em um contexto social plural e complexo, marcado por formas pós-metafísicas de pensamento? O tratamento dessa e de outras questões ocorre mediante o diálogo crítico-reconstrutivo com grandes tradições pedagógicas passadas e atuais, como a Paideia Grega, a Humanitas Latina, o Esclarecimento pedagógico moderno e as atuais teorias do reconhecimento. Trata da formação do sujeito pesquisador com ênfase no tensionamento entre ideais pedagógicos clássicos e questões educacionais atuais.

EIXO 02- Processos Educativos e Linguagem

Investiga processos educativos nas perspectivas da Língua e da Linguagem, das Ciências Sociais, das Tecnologias Digitais e da Educação Científica. Trata de conceitos nucleares como ensino, aprendizagem, alfabetização, interação discursiva e construção do conhecimento escolar. Investiga questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, perguntando pelo seu significado em contextos sociais marcados pelo desenvolvimento da tecnologia digital e do emprego de diferentes dispositivos digitais. Ocupa-se com a formação do sujeito pesquisador com ênfase em questões pedagógicas (de ensino) que emergem desde o âmbito da educação infantil à educação de jovens.

EIXO 03- Políticas Educacionais

Orientando-se pelas perspectivas sociológica, política, filosófica e pedagógica, investiga conceitos nucleares como sociedades complexas, Estado, políticas públicas, globalização, democracia e sociedade do conhecimento. Trata de temas aglutinadores de tais conceitos, como gestão e avaliação da educação, formação docente, educação não formal e diversidade cultural e financiamento da educação. Ocupa-se com a formação do sujeito pesquisador buscando teorizar a própria investigação e as práticas políticas e pedagógicas a ela correspondentes mediante perspectiva epistemológicas plurais. Destaca, nesse contexto, que as “opções epistemológicas” denotam um duplo fato: que não há neutralidade investigativa e que a pluralidade dos enfoques epistemológicos conduzem para escolhas metodológicas diversificadas.