Justificativa

Em tempos de constantes ataques políticos e ideológicos à educação, a promoção de ações que possam criar espaços de discussão responsável e consistente são necessárias. Entendemos que a Pesquisa ocupa lugar central nesta tarefa tão relevante. Por isso, acreditamos que a realização da III MEDUC, com o tema “OBSCURANTISMO EDUCACIONAL: O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS” poderá contribuir de forma significativa com a tarefa de elucidar fatos e prospectar novos caminhos e perspectivas no âmbito da educação.

Atualmente, discursos simplórios e oportunistas no âmbito da educação tentam distorcer fatos históricos e conhecimentos científicos, com o intuito de materializar convicções dogmáticas e, também, generalizações apressadas e fáceis sob determinados assuntos. Esses discursos podem acarretar a formação de ideias errôneas ou confusas acerca de um conhecimento e, dessa forma, empobrecer as relações políticas, sociais, culturais e, consequentemente, educacionais. Além disso, flertam com os princípios do neoliberalismo pedagógico, com a promessa de que uma educação de qualidade é medida por números e indicadores, associados a vocábulos tais como “metas”, “resultados”, “eficácia” e com indicações de que, por exemplo, o setor privado é melhor do que o público.

Assim, a III MEDUC, transpassada por essas preocupações, quer proporcionar aos discentes do PPGEdu-UPF a experiência e o protagonismo da promoção e organização de um evento acadêmico, possibilitando a discussão do papel da pesquisa a partir dos seus fundamentos, dos processos educativos e no âmbito das políticas educacionais, tendo como centralidade a formação de sujeitos e, consequentemente, de uma sociedade mais justa e mais democrática. Entendemos que a qualidade das pesquisas produzidas no programa, através de dissertações e teses, constitui um rico material, que deve ser compartilhado com colegas, professores e demais pesquisadores da área com a finalidade de qualificar as investigações, dar maior publicidade aos resultados e aumentar a inserção social destes estudos, diante da relevância que representam.

Também, deve-se destacar que a realização da III MEDUC segue as diretrizes estabelecidas no Plano de Metas Quadrienais (2017/2020) do PPGEdu da Universidade de Passo Fundo. O documento, elaborado em setembro de 2017 a partir de todas suas representações, estabelece as metas para docentes e discentes neste período com o objetivo de qualificar o programa e manter ou ampliar o conceito 5 atribuído pelo Ministério da Educação – MEC na última avaliação dos Programas de Pós Graduação. Em especial, a MEDUC corrobora com o item 6 do documento, que prevê a criação de grupos e espaços de avaliação e discussão das produções científicas entre os discentes. Além disso, o documento também prevê o desenvolvimento da cultura de produção científica e de publicação em periódicos; prospecção de dossiês; e planejamento da produção, tudo isso contemplado na programação do evento através da apresentação e discussão de trabalhos, mesas temáticas e minicursos. 

A realização da III MEDUC permite, portanto, a consolidação do evento acadêmico como um importante espaço de discussão e promoção do conhecimento científico na área da educação. Envolvendo discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (promotores do evento) e de demais programas de pós-graduação da Universidade de Passo Fundo, bem como de outras instituições, o evento solidifica pilares para se pensar em próximas edições com formato ampliado e com dimensões interinstitucionais.