Roseli Pretto

A artista plástica e professora Maria Roseli Doleski Pretto idealizou e coordenou o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e o Museu Histórico Regional, durante os anos de 1996 até 2002, ano de sua morte. 

Roseli nasceu em Uruguaiana RS, e fez o curso de Artes Visuais com formação em Desenho e Especialização em Arte Teorias e Métodos na Universidade de Passo Fundo, onde mais tarde atuou como professora de Desenho no Instituto de Artes, atualmente denominada Faculdade de Artes e Comunicação FAC/UPF.  Foi desenhista, pintora e gravadora. Participou de vários Salões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Sergipe, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pernambuco. Expos também no exterior, em países como Alemanha, Polônia, Marrocos, Israel, Argentina, Canadá e Uruguai. 

Integrou coletivas de artes, como "A figura na Obra Gráfica do RS", MAM no Parque Lage e Arte Sul, em 1996. Fez parte do projeto Oca Maloca, de Maria Tomaselli no Museu Hanover na Alemanha. Recebeu premiações a nível nacional e internacional e suas obras integram acervos de vários museus.

Casou e fixou residência em Passo Fundo. E em 2004 como reconhecimento em pról da cultura de Paso Fundo foi homenageada com a criação do Espaço Cultural com seu nome Roseli Doleski Pretto que compreende os prédios do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, Museu Histórico Regional, Teatro Municipal Múcio de Castro, Academia Passo-Fundense de Letras, Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, e o Instituto Histórico de Passo Fundo.