Universidade

Intercâmbio acadêmico: diversas possibilidades de crescimento pessoal e profissional

28/10/2020

14:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Em atividade da Semana do Conhecimento, estudantes contam suas experiências como intercambistas

A realização de um intercâmbio acadêmico proporciona vivenciar novas experiências pessoais, culturais e profissionais. E foi com esse propósito, de discutir questões relacionadas à mobilidade acadêmica (presencial e virtual), que a VII Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu mais um Diálogos do Conhecimento, dessa vez sobre o tema “Diálogos Interculturais UPF: mobilidade acadêmica sob diferentes perspectivas e o processo de internacionalização da UPF”.
 
O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 28 de outubro, de forma on-line, e contou com a participação da coordenadora da Assessoria Internacional, Dra. Luciane Sturm, e de estudantes que relataram suas experiências como intercambistas. Na ocasião, a docente destacou alguns programas da Instituição que são ofertados aos alunos, como os programas de Intercâmbio Acadêmico Institucional (Piac) e Família Anfitriã, além do Parceiro UPF e do Intercâmbio Virtual, que possibilita que o estudante, estando na UPF, tenha a possibilidade de cursar disciplinas de outras instituições por meio da modalidade de ensino remoto.
 
Além disso, Luciane explicou o que é preciso para fazer um intercâmbio e mencionou que a mobilidade acadêmica internacional é uma das ações de internacionalização que uma instituição universitária pode vir a ter. “Ela proporciona que o estudante possa estudar durante um semestre ou um ano em um outro país”, comentou.
 
Rico aprendizado
Dentre os acadêmicos participantes do “Diálogos do Conhecimento”, a estudante Anna Luiza Charrinho Pereira, do curso de Psicologia, relatou a experiência que teve nos Estados Unidos, por meio do programa Study of the United States Institute (Susi) for Student Leaders, o qual permite que o aluno desenvolva habilidades de liderança e conheça a história e a realidade das instituições americanas.
 
No Institute for Training and Development (ITD), localizado na cidade de Amherst, Massachusetts, ela pôde aprender sobre direitos civis, direitos humanos, liderança, comunidade e serviço comunitário, marketing, negócios, economia criativa, entre outros assuntos. “Essa experiência foi muito diversa, plural e bonita”, disse.

Acompanha a Semana do Conhecimento 2020
A VII Semana do Conhecimento segue com uma intensa programação. Nesta quarta-feira (28), pela manhã, foram realizadas a oficina do conhecimento “Revisão de literatura na área da saúde: do planejamento à execução”, bem como as sessões virtuais de apresentação de trabalhos, que têm continuidade às 14h e às 19h30min.
 
Ainda, a partir das 16h, ocorre o Diálogos do Conhecimento: “Encontro do GEPALFA: o que a pandemia mostra sobre o ensino público? Aprendizados e contradições”. Logo após, às 17h, haverá a oficina do conhecimento “Metabolômica em Análises Clínicas e Toxicológica”, e às 19h20min, mais uma oficina do conhecimento, sobre “ABNT – A normalização para produção científica”. Por fim, às 19h30min, acontece o Diálogos do Conhecimento a respeito da temática “Diálogos sobre migração em tempos de Pandemia”.

Todas as atividades são realizadas de forma on-line, por meio das plataformas Google Meet e Youtube. Acesse AQUI para obter mais informações sobre a 7ª edição da Semana do Conhecimento da UPF. Não deixe também de seguir o perfil @semanadoconhecimentoupf no Instagram.