Universidade

Intercâmbio acadêmico: últimos dias de inscrições para o Piac

16/08/2023

11:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Raquel Tartas e arquivo pessoal

Estudantes podem realizar intercâmbio em universidades da Argentina, Espanha, Itália, México, Polônia, Portugal, Suécia e Uruguai

“Os cinco meses que eu passei morando e estudando na Polônia foram os mais felizes e os mais desafiadores que já tive”. É assim que acadêmica Letícia Michielin Bernardi define seu período de intercâmbio realizado no primeiro semestre de 2023. Estudante de Design Gráfico, Letícia voltou há cerca de 15 dias de Lublin, na Polônia, onde cursou um semestre na Universidade Maria Curie-Skłodowska (UMCS), por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional (Piac), que está com inscrições abertas até o próximo domingo, dia 20 de agosto. 

Para Letícia, o intercâmbio foi um processo muito interessante. “Todas as minhas aulas foram voltadas para o meu curso de Design Gráfico, um produto do plano de estudos já previamente aprovado entre as universidades e pelo coordenador do meu curso aqui na UPF. Todas as aulas eram em inglês e eu também acabei participando das aulas em Polonês oferecidas gratuitamente pela universidade para os alunos Erasmus”, conta. 

A acadêmica garante que teve uma adaptação rápida e tranquila, apesar de os momentos iniciais serem um pouco difíceis. “Você não tem seus familiares contigo, não tem seus amigos, não é sua cama, não é sua comida. Mas depois que você acostuma com um ambiente novo, é tão interessante estar imerso em uma cultura totalmente diferente da nossa, em um país tão lindo, com uma carga histórica imensa”, pontua. 

Além do contato com estudantes de vários países na universidade, Letícia também destaca a possibilidade de vivenciar diferentes culturas na própria cidade onde ficou morando. “Lublin é considerada uma cidade de estudantes, então além de conhecer, ter contato direto com a cultura polonesa, você conhece pessoas de todas as partes do mundo, você estuda com elas, aprende sobre a cultura delas, elas querem aprender sobre a sua, então essa é uma das partes mais preciosas do intercâmbio”, acrescenta. 

Inscrições abertas
Quem sonha em viver uma experiência de estudos em outro país como a Letícia, ainda tem tempo: as inscrições para o Piac seguem abertas até 20 de agosto. Neste semestre, estão sendo oferecidas 20 vagas para os cursos de CST, bacharelados e licenciaturas (exceto para o curso de Medicina), em universidades da Argentina, Espanha, Itália, México, Polônia, Portugal, Suécia e Uruguai. O período de intercâmbio é de um semestre em 2024/01. 

Os acadêmicos podem se inscrever para o Piac, observando as especificidades do quadro de vagas. O candidato deve fazer sua inscrição para uma das vagas de intercâmbio e indicar sua primeira e sua segunda opção de país de destino, com as respectivas instituições. Dentre os requisitos, é necessário estar matriculado em curso de graduação da UPF, no mínimo, em 16 créditos, no semestre de 2023-2; estar aprovado, no momento da inscrição, em no mínimo 50% e no máximo 80% dos créditos do curso; apresentar bom desempenho acadêmico, com média geral no histórico escolar igual ou superior a 7,0; e comprovar conhecimento da língua estrangeira.

Para oficializar a candidatura, o estudante precisa enviar todos os documentos para o e-mail aai@upf.br, utilizando seu endereço eletrônico @upf.br. Mais informações podem ser obtidas no edital.