Universidade

Uma noite pelo mundo celebra a diversidade cultural na UPF

09/06/2023

14:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Estudantes apresentaram a cultura de diferentes países, como forma de comemorar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

Experimentar o clássico homus da Síria, conversar com estudantes da Índia, degustar um delicioso chá da Argentina. Imagine viver isso tudo em um só lugar e, melhor, a partir de experiências de pessoas que são naturais desses países. Essa foi a proposta do Uma noite pelo Mundo, um evento para celebrar a diversidade cultural que existe na UPF. Na última quarta-feira, 7 de junho, estudantes, professores e visitantes puderam compartilhar conhecimentos, experiências, amizades e, também, aquela comidinha especial de países como Estados Unidos, México, Itália, Japão e Cabo Verde, entre outros. 

A iniciativa promovida pela Assessoria Internacional envolveu diferentes setores da Universidade, como o Green Office, intercambistas, estudantes estrangeiros de diferentes cursos e contou com a organização dos acadêmicos do curso de Letras e apoio Rotary Club, UPF Mundi e Cátedra Sérgio Vieira de Melo, em uma noite rica e, claro, muito divertida. A ação, ligada ao objetivo 16 dos ODS - Paz, Justiça e Instituições Eficazes – também foi uma forma de celebrar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, comemorado no dia 21 de maio. 

Criado em 2019 como uma ação do Programa de Internacionalização em Casa, o Uma noite pelo Mundo é, de acordo com a coordenadora da Assessoria Internacional, Luciane Sturm, uma forma de comemorar várias ideias, várias culturas, várias datas em um momento único. “Nós começamos a perceber mais as diferentes culturas que temos dentro da UPF, não apenas em termos de nacionalidade, mas também a questão das etnias das culturas de herança, de todas as representações que nós temos”, explicou. 

Acadêmica do 9º semestre do curso de Letras – Português/Inglês, Vanessa Scolari esteve envolvida na organização da atividade. A estudante, que já realizou intercâmbio para a Polônia e, portanto, já vivenciou outras culturas acredita que o evento é muito importante para toda a Universidade. “Porque nos possibilita pensar nas outras culturas, nas outras línguas estando aqui. Nós temos um contato muito efetivo e muito significativo”, conta. Ainda, como futura professora, ela destaca a importância dessa troca de saberes. “Tendo em vista que seremos professores de língua, essas noções são muito importantes para nossa formação enquanto futuros profissionais da área e enquanto cidadãos do mundo”, completa.