Extensão

Uma semana voltada ao consumidor

18/03/2022

16:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Balcão do Consumidor de Casca realiza atividades em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, lembrado no dia 15

Na semana de 14 a 19 de março de 2022, o Balcão do Consumidor de Casca realiza inúmeras atividades de extensão em face do Dia Internacional do Consumidor, celebrado em 15 de março. As atividades estão sendo efetivadas em parceria com o Museu Municipal Albino Busato de Casca e com o Nível do Curso de Direito, UPF Casca, na Disciplina Integradora I.

Inicialmente, em comemoração ao Dia do Telefone, celebrado em 10 de março, o Balcão do Consumidor de Casca, em parceria com o Museu Municipal Albino Busato de Casca realizam, no período de 14 a 19 de março, uma exposição física com o tema “A história do telefone e os direitos do consumidor”. A exposição, ocorre no segundo piso do Campus da UPF Casca e retrata a evolução do telefone ao longo do tempo. Assim, compõem a exposição, peças de telefones antigos e o mobiliário utilizado nas residências, trazendo a evolução desse meio de comunicação, até os dias de hoje. As peças pertencem ao Museu Municipal Albino Busato de Casca.

A historiadora Aline Nizzola, responsável pelo Museu Municipal de Casca assevera que a exposição traz a possibilidade de reflexão sobre as mudanças tecnológicas e sua relação com o consumo. “À medida que novos aparelhos de telefone foram surgindo, nasceram novas demandas envolvendo os direitos dos consumidores. A parceria entre o Museu Municipal Albino Busato e o Balcão do Consumidor resultou nesta exposição cultural e informativa que pretende dialogar com a comunidade”, concluiu.

Ainda, com intuito de promover a indissociabilidade entre o ensino e a extensão, o Balcão do Consumidor de Casca juntamente com a nível I do Curso de Direito da UPF Casca está realizando exposição virtual referente aos “Direitos do consumidor na telefonia móvel” nas redes sociais dos acadêmicos, do Balcão do Consumidor e no instagram da disciplina (@disciplina.integradoraI_upfcasca). A exposição tem o objetivo de repassar informações aos consumidores para que fiquem cientes de seus direitos, visto que os contratos de fornecimento de serviços de telefonia móvel representam uma das principais relações de consumo, normatizadas pelo Código de Defesa do Consumidor, bem como que enseja muitas reclamações dos consumidores.

A acadêmica do nível I, do Direito Casca, Eduarda Comin, uma das responsáveis da exposição virtual, destacou a importância de participar da ação. “Fazer uma pesquisa juntamente com uma exposição sobre os direitos do consumidor na telefonia móvel é de extrema importância: conseguimos juntar a pesquisa e a extensão. Além de termos um conhecimento maior em relação ao assunto abordado, temos ciência de quais são os direitos sobre o assunto. Ainda, com a exposição podemos partilhar esse conhecimento e passamos adiante a informação para a comunidade! Assim, os consumidores saberão de seus direitos quando contratarem com a companhia telefônica, prestadora do serviço, adquirindo sempre o melhor para os seus interesses”, observou.

Também, o Balcão do Consumidor de Casca, em comemoração a essas importantes datas, realiza uma exposição física que aborda os “Direitos Básicos do Consumidor” que se encontra aberta para visitação no Campus Casca, no período de 14 a 19 de março. A exposição retrata os direitos do consumidor positivados no Código de Defesa do Consumidor. 

Do mesmo modo, no período de 14 a 16 de março, o Balcão do Consumidor de Casca, além de atender em sua sede no turno da tarde, está estendendo seu atendimento, para o turno da noite, no segundo piso do Campus Casca. O objetivo é propiciar aos acadêmicos e a comunidade em geral mais oportunidade utilizar os serviços do Balcão do Consumidor. Também, se faz presente o mascote do projeto, o Tchê Consumidor, que interage com o público.
A estagiária Kailaine Tessaro, do Balcão do Consumidor de Casca, relatou a experiência. “Foi muito gratificante participar da atividade promovida pelo Balcão do Consumidor com parceria do Museu Municipal Albino Busato, por meio da exposição dos telefones como eles eram e como evoluíram rapidamente no decorrer dos anos. Podemos ver como o mundo evolui e como as coisas que eram simples são tão complexas nos dias atuais, as peças complementares também exibidas deram um charme em todo o cenário evolutivo”, disse.