Pesquisa e Inovação

Mestrandos e doutorandos apresentam projetos desenvolvidos em empresas da região

30/11/2023

11:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Bolsistas desenvolvem pesquisas em empresas parceiras por meio do programa MAI/DAI, do CNPq

Bolsistas dos cursos de mestrado e doutorado da Universidade de Passo Fundo (UPF) apresentaram, nessa terça-feira, 28 de novembro, seus projetos desenvolvidos junto a empresas parceiras, por meio do programa MAI/DAI, do CNPq. Atualmente, 16 bolsistas desenvolvem seus projetos em empresas de Passo Fundo e região. O seminário “Programa MAI/DAI: fortalecendo a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação”, ocorreu na UPF Online.

O programa propõe o envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas. “Nos últimos anos, a UPF tem se empenhado em fortalecer a interação universidade-empresa, sobretudo com a finalidade de gerar produtos ou processo inovadores que possam ser aplicados no setor empresarial. Os bolsistas de mestrado e doutorado desenvolvem seus projetos com um orientador acadêmico e um supervisor junto à empresa parceira”, afirma a diretora de Pesquisa e Pós-graduação da UPF, professora Dra. Ana Carolina Bertoletti de Marchi.

Segundo ela, o seminário caracteriza-se como um dos principais mecanismos gerenciais de execução e avaliação. “Ao todo, o seminário teve 21 apresentações no formato de pitch. É uma oportunidade de socializar os projetos e resultados das pesquisas para a comunidade interna e externa, representantes institucionais, orientadores e supervisores das empresas parceiras”, destaca a professora.

O seminário contou com a participação de mestrandos e doutorandos em Agronomia; Bioexperimentação; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Computação Aplicada; Direito; Engenharia Civil e Ambiental; Ensino de Ciências e Matemática; e Projeto e Processos de Fabricação, além de orientadores e representantes das empresas parceiras nos projetos, bem como os coordenadores do Programa MAI/DAI.

Além das estruturas vinculadas aos Programas de Pós-graduação de origem e das empresas parceiras, os bolsistas MAI/DAI contam com a estrutura do UPF Parque, que tem por objetivo auxiliar nos processos de transferência de tecnologia e inovação.