Pesquisa e Inovação

Mestrados e Doutorados: 6 respostas para quem deseja seguir na pós-graduação

30/11/2023

14:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Pensa em fazer mestrado ou doutorado? Chegou a hora de tirar as dúvidas e dar os primeiros passos

Algumas dúvidas são frequentes em quem pensa em fazer mestrado ou doutorado: “é possível fazer um curso em área diferente da graduação?”, “existe a exigência de um segundo idioma?”, “como funcionam as bolsas de estudo?”, estão entre as principais. A diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, Ana Carolina De Marchi, trouxe as respostas para essas e outras perguntas. Confira:

1- Como funciona o processo seletivo para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado da UPF?

O ingresso ocorre a partir de editais específicos, que estão disponíveis no site upf.br/pos. Cada curso possui um processo seletivo próprio, que pode contar com uma ou mais etapas, incluindo: avaliação do currículo; análise de pré-projeto; análise do memorial descritivo; ou entrevista.

2- Preciso saber outro idioma para ingressar em um mestrado ou doutorado?

Não é preciso falar outro idioma para ingressar. Contudo, ao longo do curso será exigida uma proficiência em língua estrangeira, que é oferecida ao longo do ano pela própria Instituição.

Saiba mais sobre os exames de proficiência.

3- Como deve ser o projeto de pesquisa?

Cada curso possui suas particularidades com relação ao projeto de dissertação ou tese. Mas todos buscam um projeto com tema relevante, alinhado com a linha de pesquisa e com clara contribuição ao avanço do conhecimento. Por isso, conhecer as linhas de pesquisa do Programa no qual deseja ingressar é essencial.

4- É possível realizar mestrado ou doutorado em área diferente da graduação?

Antes de mais nada, a escolha do curso deve fazer sentido para você. É importante escolher um curso que esteja alinhado a sua expectativa, para ampliar conhecimento para sua atuação profissional, que pode sim ser em uma área diferente da qual você se graduou.

5- Posso escolher quem vai me orientar?

A escolha do orientador ou orientadora é possível. Para isso, é preciso conhecer os projetos de pesquisa dos professores para que esteja dentro do escopo interessante para sua área de atuação.

6- Quais as bolsas oferecidas pela UPF e como concorrer?

A UPF conta com bolsas da Capes e da própria instituição. As bolsas da Capes são divididas em duas modalidades. Em ambas, a mensalidade é quitada com valores repassados pela Capes e com a contrapartida da UPF. Na modalidade I, o aluno ainda recebe um valor mensal para sua manutenção na Universidade.

Para concorrer, é preciso encaminhar a documentação exigida no edital específico, que se encontra nos sites dos programas. A seleção considera o currículo do candidato.

  • Nesse ano, a novidade são as bolsas para grupos sociais pertencentes às Ações Afirmativas. As informações também estão disponíveis no edital de bolsas.

Confira os cursos de mestrado e doutorado com inscrições abertas:

Agronomia – mestrado e doutorado

Bioexperimentação – mestrado e doutorado

Engenharia Civil e Ambiental – mestrado e doutorado

Envelhecimento Humano – mestrado

História – mestrado e doutorado

Letras – mestrado e doutorado

Odontologia – mestrado e doutorado

Ensino de Ciências e Matemática – mestrado e doutorado

Administração – mestrado

Ciência e Tecnologia de Alimentos – mestrado

Direito – mestrado

Computação Aplicada – mestrado

Projeto e Processos de Fabricação – mestrado

Veja mais detalhes sobre cada curso e faça a sua inscrição: upf.br/pos