Metodologia

O UniverCidade Educadora busca pensar não só o movimento externo, tão caro e tão necessário nas composições educativas na/da/com a cidade, mas construir teias educativas internas à Universidade. Juntando Stricto Sensu (Mestrado em Computação Aplicada/Iceg) por intermédio de pesquisas, dissertações de mestrado e seminários avançados de estudos, disciplinas de graduação (Processos Educativos no Território/Pedagogia/Faed/Projetos Experimentais I/Publicidade e Propaganda/FAC, História Cidade/Arquitetura-Fear), passando por projetos de extensão como Circulando Cidadania (Feac), Cidades Inteligentes: tecnologia e inovação para o bem estar do cidadão (Iceg), (Des) Caminhos da Escola (Fear), projetos parceiros como Emau, Beira-Trilho, Gestão da Educação: o feito, o necessário e o possível. Da mesma forma que o Centro Regional de Educação/Faed, núcleos como o Naduc (Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário), NexPP (Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda), mantidas como a UPF/TV e setores como a Agecom, UPF Virtual, UPF Parque, Creati. São misturas, amálgamas de forças criativas que mobilizam não só ações, mas uma grande opção de universidade, viva e potente, capaz de criar, com o perdão da tautologia, conhecimentos de conhecimentos. Externamente, possui articulação com o Estado do RS, poder público municipal (secretaria de segurança), guarda municipal, Coleurb, 7° Coordenadoria de Educação, com a Agenda/21, com o Comped (Conselho da pessoa com deficiência), com a Câmara dos Vereadores, Detran/RS, dentre outros.

Neste sentido, o UniverCidade Educadora torna-se uma estratégia de curricularização ampla, que envolve várias áreas e cursos no âmbito interno, bem como, vários parceiros no território. Um programa que nasce do desafio de romper com as barreiras disciplinares e com os muros que separam a universidade da cidade. Dinâmicas de pesquisa, extensão e ensino atravessadas por dinâmicas sociais e urbanas. Territórios de aprendizagens, territórios de autonomia, mobilidades cognitivas e sociais, redes e ruas. Para essa garantia fluída, o UniverCidade Educadora organiza-se de forma colegiada, constituindo planejamentos e reflexões a partir dos diferentes projetos e parceiros internos e externos. Somar ações e subtrair certezas prontas na consolidação de objetivos e metas partilhadas na singularidade de cada proposta e no comum co-criado que os unem, servem de sinopse para o UniverCidade Educadora. O detalhamento metodológico deverá ser construído a partir de um termo de referência a ser elaborado no colegiado do programa, conforme prevê o cronograma preliminar.

Destacamos que o UniverCidade Educadora é composto de três projetos (podendo ampliar futuramente): Cidades Inteligentes: tecnologia e inovação para o bem estar do cidadão (ICEG), (Des) Caminhos da Escola (FEAR) e Circulando Cidadania (FEAC).