Apresentação

O Programa UniverCidade Educadora nasce do desafio de pensar a cidade como território pedagógico, filiando-se ao movimento das Cidades Educadoras. Nessas cidades, seus diferentes espaços, tempos e atores são compreendidos como agentes pedagógicos, que podem, ao assumirem uma intencionalidade educativa, garantir a perenidade do processo de formação dos indivíduos para além da escola e com ela, em diálogo com as diversas oportunidades de ensinar e aprender que a comunidade oferece. 

Iniciado no começo dos anos 1990, na cidade de Barcelona/ESP, o movimento das cidades educadoras se consolida como uma rede mundial de experiências que acompanham um desejo emergente de reconfiguração das cidades no contexto coetâneo. Com mais de 470 cidades oficialmente vinculadas, a Associação Internacional das Cidades Educadoras - AICE (17 só no Brasil) está baseada em uma carta de princípios (carta das cidades educadoras ou carta de Barcelona) que orienta os rumos pactuados em cada cidade, respeitando suas identidades singulares e suas características históricas e culturais. A carta prevê dentre outros aspectos, a revitalização dos espaços públicos, o foco na formação das crianças e dos jovens, um plano municipal amplo de educação e a democratização dos bens culturais.

Desde 2011 a Universidade de Passo Fundo vem desenvolvendo inúmeras ações ligadas à educação e mobilidade que serviram de elemento motriz para a construção do Programa UniverCidade Educadora. Fortalecendo a dimensão pedagógica, participativa e de controle social das políticas públicas, o Programa configura-se como um espaço de ampliação do debate de saberes educativos intencionais, no âmbito da educação formal, não formal e informal. Como transformar esses saberes em um "currículo da cidade, para a cidade, com a cidade"? Como pensar os sujeitos e suas diferentes necessidades de deslocamentos na cidade de uma forma dialógica e didática, promovendo o direito humano à cidade? Com ampliar os usos da cidade, ampliando a inteligência distribuída e aumentando a experiência urbana? como as escolas podem andar juntas com a cidade, ampliando seus espaços de aprendizagens? É neste exercício de construção conjunta que o Programa UniverCidade Educadora visa à realização de ações que partam do pressuposto de que devemos pensar a cidade como um território pedagógico orientando suas diversas ações na perspectiva de uma cidade educadora, concebendo o meio urbano enquanto contexto, agente e conteúdo da educação.