Convidados

Adriano Teixeira
Adriano Canabarro Teixeira concluiu o doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS] em 2005, período no qual realizou estágio de doutorado na Universidade de Roma Três - Itália. É pós-doutor em Educação pela UFRGS com apoio do CNPq. Atualmente é Professor Titular na Universidade de Passo Fundo onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado- e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado -, ambos da Universidade de Passo Fundo. Atua como professor colaborador no Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e como pesquisador colaborador no Departamento de Ciência da Formação da Universidade de Roma Três. É pesquisador e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital e responsável pelo programa de extensão Mutirão pela Inclusão Digital. É o idealizador dos Seminários Nacionais de Inclusão Digital e coordenador das três primeiras edições. É o idealizador dos projetos Berçário de Hackers, Escola de Hackers e Escola de Hackers Avançada da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, agraciados com o Prêmio Líderes & Vencedores da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em 2015. É líder do Grupo de Educadores Google Passo Fundo.

Alamir Correa
Possui graduação em Letras pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1978), graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (1982) e doutorado em Literaturas Hispânicas - Indiana University Bloomington (1990). Professor Associado de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, morte na literatura, teoria literária, literatura e informática e história literária.

Alckmar dos Santos
Possui graduação em engenharia eletrônica, pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Estudos Literários pela Université Paris VII (1993). Desde 1994, é professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, a partir de 1995, coordenador do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL, núcleo de pesquisa de excelência do CNPq, financiado pelo edital PRONEX, em parceria com a FAPESC, desde 2008). Foi pesquisador convidado na Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle (2000-2001) e na Universidad Complutense de Madrid (2009-2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria Literária, atuando principalmente com teoria do texto, literatura e filosofia, hipertexto e texto digital, poesia. É também poeta, romancista e ensaísta. Autor dos livros "Leitura de nós" e "Dos desconcertos da vida filosoficamente considerada" (ensaio e poema digital respectivamente; Prêmio Transmídia - Instituto Itaú Cultural), "Rios Imprestáveis"; (poemas; Prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira da Revista Cult); "Ao que minha vida veio..." (romance; Prêmio de romance Salim Miguel), "Dos desconcertos da vida filosoficamente considerada" (poemas; menção honrosa no Prêma de Poesia Cruz e Souza), além de outros. Foi homenageado como pesquisador-destaque da UFSC em 2011. É atualmente professor-titular do Departamento de Línguas e Literaturas Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Amélia Sanz
Formación
•Licenciada en Filología  por la Universidad Complutense (1985)
•Doctora en Filología por la Universidad Complutense  (1991)

Experiencia docente
•Profesora Titular de Universidad Complutense de Madrid (Departamento de Filología Francesa ) desde 1992
•Habilitada como catedrática desde 2012
Proyectos de investigación nacional e internacional
•Literaturas Españolas y Europeas del Texto al Hipermedia, (MCYT: BFF2002-03464).
•Escritorios electrónicos para las Literaturas (MICINN: FF12008-06924-C02-01/FILO)
•Women Writers in History. Toward a new Understanding lo European Literary Culture, COST ACTION IS0901, http://www.cost.esf.org/domains_actions/isch/Actions/IS0901-Women-Writers-in-History-Toward-a-New-Understanding-of-European-Literary-Culture-End-date-May-2013
•Collaborative Annotation of Digitalized Literary Text,  Google's Digital Humanities Research Award 2010 and 2011 . Director: José Luis Sierra y Amelia Sanz (http://googleblog.blogspot.com/2010/07/our-commitment-to-digital-humanities.html)
•Anotaciones de objetos literarios como objeto educativos, Proyecto de Innovación Educativa y Mejora de la Calidad Docente, Vicerrectorado de Estudios de la UCM,  Dir. José Luis Sierra,  2010-11, PIMCD 177
•Interedition, COST ACTION  IS0704, Dir. Joris Van Zundert, http://w3.cost.esf.org/index.php?id=233&action_number=IS0704
•Incorporación de herramientas de lectura y escritura a partir de textos digitales anotados. UCM, PIMCD: 2011-12, Dir. María Goicoechea,  octubre 2011-julio 2012
•Taller para el Programa Hispano-brasileño, D.G.U. /CAPES,  Dir. José-Luis Sierra, 2012
•Escritorios Electrónicos para las Literaturas 2 (EseLit 2), Ministerio de Economía e Innovación FFI2012-34666, IP: Dolores Romero, 2012-2015.

Amilton Rodrigo de Quadros Martins
Líder do InovaEdu - Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação. Coordenador do Núcleo Norte Gaúcho de Letramento em programação do Instituto Ayrton Senna. Pesquisador e curioso na área da Educação com foco em metodologias e tecnologias inovadoras com uso da Criatividade e Empreendedorismo. Doutorando em Educação (UPF/em andamento) com tese em Processos Criativos e Teoria do Flow usando Robótica Educacional, Mestre em Educação (UPF/2012) com foco em aprendizagem e criatividade em TI através de programação de computadores para jovens, especialista em Software Livre (Unisul/2006) e graduado em Ciência da Computação (UPF/2004). Atualmente é coordenador do Curso de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, além de Professor de Graduação e Pós Graduação da Imed.

Bruno Valente
CTO & Co-Founder da Punch! Comunicação & Tecnologia. Formado em Rádio e TVpela UFRJ, pós-graduado em Film & Television Business pela FGV, Chapter Leader do CocoaHeads RJ, Board Member do Zewo.io. Especializou-se em Transmedia no M.I.T. e em Novas Mídias em Stanford. Trabalhou no primeiro Live Streaming de vídeo no Brasil. Atua em criação e desenvolvimento de projetos multiplataforma há mais de 15 anos e em apps há mais de 5 anos. Especializado em Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada.

Carla Coscarelli
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e pós-doutorado em Ciências Cognitivas pela University of California San Diego (2005) e pós-doutorado em Educação pela University of Rhode Island. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, onde participa do Núcleo de Pesquisa Lingtec, do Ceale e coordena o Projeto de Extensão Redigir. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, produção de textos, ensino e letramento digital.

Carlos Seabra
Editor de publicações e produtor de conteúdos de multimídia e internet, consultor e coordenador de projetos de tecnologia educacional e redes sociais, autor de diversos artigos, jogos de entretenimento, softwares educacionais, e sites culturais, educacionais e corporativos.

Chico Marinho
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado em Linguistica, Letras e Artes pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisa arte e tecnologia nas seguintes áreas: jogos digitais, cinema de animação, arte computacional, instalações interativas imersivas, multimídia, interfaces homem máquina, aplicativos artísticos e educacionais para dispositivos móveis. É lider do grupo de pesquisa 1magináriO: poéticas computacionais.

Claudio Dalbosco
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1990), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1992), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), doutorado em Filosofia pela Universität Kassel - Alemanha (2001), pós-doutorado pelo Núcleo Direito e Democracia (NDD) do CEBRAP (2013). Professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Filosofia e no PPG em Educação e pesquisador do CNPq. Atualmente é coordenador do PPGEDU/UPF e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE). Orienta em mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Filosofia, Ontologia e Teoria do Conhecimento; na àrea da Pedagogia, em Ética Pedagógica e Filosofia da Educação. Eixos temáticos de investigação: Iluminismo e pedagogia, com ênfase em Rousseau e Kant; formação humana, cuidado de si, reconhecimento e pensamento pós-metafísico, com ênfase em G. H. Mead, Jürgen Habermas, Michel Foucault e Axel Honneth. Conceitos nucleares: racionalidade, ação humana, ação pedagógica, formação pedagógica, reconhecimento, educação natural, liberdade moral e maioridade. Possui publicados vários livros, capítulo de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, com destaque para: Kant & A Educação (2011); Educação natural em Rousseau: das necessidade da criança e dos cuidados do adulto (2011); Die sprachliche Kosntitution des Selbst (Self) und die pädagogische Handlung (2014); Condição humana e formação virtuosa da vontade: profundezas do reconhecimento em Honneth e Rousseau (2014); Formas de reconhecimento e força intersubjetiva de grupo (2015); Condição humana e educação do amor próprio em Rousseau (2016).

Diego Giménez
Doutor em Literatura e Pensamento na Universidade de Barcelona (UB), com uma tese sobre o Livro do Desassossego de Fernando Pessoa, sob a tutela da Dra. Elena Losada e da Dra. Isabel Soler. Licenciado em Filosofia na UB e mestrado em Estudos Literários na mesma universidade, tem realizado diferentes atividades relacionadas com a literatura e o jornalismo. Trabalhou na redação da Vanguardia.com e co-fundou em 2008 a Revista de Letras. Bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian e investigador na Universidade de Coimbra, onde colabora no projeto financiado pela FCT «Nenhum Problema tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego». Atualmente é investigador de pós-doutorado na Universidade Estadual de Londrina onde continua o aprofundamento nas relações filosóficas do Livro do Desassossego e leciona a disciplina Teoria do Poema.

Edgar Roberto Kirchof

Possui graduação em Letras (Portugês/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado na área da Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no PPGEDU e no Curso de Letras. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da Literatura, Estudos Culturais, Semiótica e Cibercultura.

Israel Mendes
Gaúcho, nasceu em 1978, e é formado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Possui 17 anos de experiência profissional, tendo trabalhado como redator publicitário nas principais agências de propaganda do Rio Grande do Sul. ? De 2004 a 2007 foi Sócio-Fundador e Vice-Presidente de um clube de criação em publicidade chamado Clube dos Jovens Criativos. ? Em 2007 tornou-se sócio da Aquiris Game Studio, onde hoje é Diretor de Comunicação. ? De 2010 a 2011 estudou Filosofia na PUC-RS mas não concluiu. ? Ainda em 2010 estreou na literatura como escritor e poeta publicando seu primeiro livro, Menino Perplexo. ? De 2012 a 2014 foi professor convidado na Escola de Atividades Criativas Perestroika, no curso New Ways of Thinking, ministrando um módulo de Game Thinking. Neste mesmo período foi também Sócio-Fundador e Vice-Presidente da Associação dos Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJogosRS). ? Em 2014 ingressou no Mestrado em Escrita Criativa na PUC-RS. ? Também em 2014 venceu o Edital IEL 60 Anos, do Instituto Estadual do Livro, a partir do qual publicou seu segundo livro, Farelos Poéticos. Em 2016 concluiu e defendeu a dissertação Poesia em Jogo: a Ludificação do Poema, além do livro de poemas Incomplet. Foi aprovado com louvor conquistando o grau de Mestre em Escrita Criativa pela PUC-RS.

Leticia Carrera Pérez
Investigadora contratada através das ajudas de apoio à etapa predoutoral da Junta de Galicia e membro do Grupo Galabra de Estudos na Cultura. Licenciada em Filologia Hispánica pela Universidade de Vigo (2013), obteve o título de Mestre em “Professorado de Educación Secundaria Obrigatória” em 2014 e atualmente está realizando a sua tese doutoral sobre a obra de Silvio Rodríguez.

Lucas Tonial Scortegagna e Daniel Merkel
Sócios de um pequeno estúdio de desenvolvimento de jogos, situado na cidade de Passo Fundo- RS. Daniel Merker possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (2005). Atualmente cursando Mestrado em Computação Aplicada. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica e atua como artista e game designer no estúdio SouthBox. Lucas Scortegagna possui graduação em Sistema de Informação pela Faculdade Meridional(2010), especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2012) e mestrado-profissionalizante em Mestrado Profissional em Computação Aplicada pela Universidade de Passo Fundo(2016). Atualmente é Professor da Faculdade Meridional, aluno da Universidade de Passo Fundo e Coordenador de Projetos da SouthBox Studio como programador.

Rejane Pivetta

Possui graduação em Letras pela Univale, Cachoeira do Sul, mestrado e doutorado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pós-doutorado (CAPES) na Universidade de Santiago de Compostela. É professora titular do Centro Universitário Ritter dos Reis, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Exerceu a função de coordenadora da Editora UniRitter no período de 2005 a 20013 e atualmente exerce o cargo de coordenadora geral do Doutorado em Letras (UCS/UniRitter). É líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Estudos de Literatura na Cultura: estética e política; membro do grupo de pesquisa GALABRA (USC/Galiza), membro do GT Literatura Brasileira Contemporânea, da ANPOLL; membro da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL); membro da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: teorias culturais, campo literário, antropologia da leitura, literatura contemporânea e culturas das periferias.

Rita Varlesi
Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), Pós-graduada (latu sensu) em Design pela Universidade São Judas Tadeu (1997) e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade São Judas Tadeu (1995). Atualmente é professora da FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Vídeo Digital, abordando principalmente os seguintes temas: narrativa digital, hipermidia, interação-imersiva, interprosa, interatividade e semiótica. Trabalhou muitos anos com artes gráficas, conhecendo os trâmites e setores da area. Atua também na elaboração de eventos artísticos e curadoria. Desenvolvimento de cenários e apresentações performáticas como video maker. Fotógrafa de eventos artísticos e estúdio.

Rogério Barbosa da Silva
Graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Estudos Literários - Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Estudos Literários - Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). É professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/Departamento de Linguagem e Tecnologia, e atua no Mestrado em Estudos de Linguagens e no Curso de Letras. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: TECNOPOÉTICAS: Grupo de Pesquisa em Poéticas Telemáticas, Cibernéticas e Impressas, Discurso, Cultura e Poesia e no grupo de estudos sobre literatura portuguesa contemporânea na UFMG. Interesse em pesquisas sobre interfaces entre literatura, tecnologia e hipermídia, poesia brasileira e portuguesas contemporâneas, visualidade e experimentalismos poéticos. Co-editou a revista ATO (de Belo Horizonte) e o Jornal Literário DEZFACES.

Simone Campos
Publicou o primeiro livro, No Shopping, em setembro de 2000, aos 17 anos, uma novela toda passada dentro de um shopping center. Depois da estreia, escreveu contos para antologias como Geração 90 - Os transgressores, organizada pelo Nelson de Oliveira, 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura, organizada pelo Luiz Ruffato. O conto Bondade, que saiu nesse livro, foi reprisado na coletânea Entre nós (2007), da Língua Geral. Nesse meio tempo, saiu o segundo romance, A feia noite (2006). Existe um blog escrito pela personagem Maria Luiza, entre muitos outros extras. Em 2007 escreveu uma novela de ficção-científica para a internet, chama-se Penados y Rebeldes. Formada em Comunicação Social pela UFRJ em duas habilitações: jornalismo (2005) e produção editorial (2010). Trabalhou com jornalismo literário e também como produtora editorial. Participou de todas as edições da Copa de literatura brasileira como jurada. Ganhou a bolsa Petrobras de Criação Literária para escrever o livro Amostragem complexa (contos – 2009). Em 2011, saiu OWNED - Um novo jogador, livro-jogo em papel (também patrocinado pelo Petrobras Cultural) que tem também uma versão online gratuita. Há um artigo meu tratando de OWNED, videogame e mulher em Sobre gêneros para a Revista de Não Ficção no. 4, da Não Editora (2011). Em 2014, lançou o quinto livro, o romance A vez de morrer, pela editora Companhia das Letras. O livro foi semifinalista do Prêmio Oceanos. O próximo projeto, previsto para 2017, será um quadrinho de ficção científica e fantasia.

Rita Varlesi
Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015 - atual) Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) Pós-graduada (latu-sensu) em Design pela Universidade São Judas Tadeu (1997) Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade São Judas Tadeu (1995) Atualmente desenvolve dois projetos de estudo na área das artes na elaboração de esculturas em vidro. Projeto IN-FINITUDE iniciado em 2015 e ainda em desenvolvimento e projeto Casa de Vidro, iniciado no segundo semestre de 2016. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em vídeo digital, fotografia, perfomance virtual, linguagens computacionais e cenografia abordando principalmente os seguintes temas: narrativa digital, hipermídia, interação-imersiva, interprosa, interatividade, ambiência e elaboração de personagem para o meio digital. Trabalhou muitos anos com artes gráficas, conhecendo os trâmites e setores da área. Atua também na produção de eventos artísticos - cenários, performances e projeções. Fotógrafa de eventos artísticos e de produções em estúdio.