Apresentação

O IV Simpósio Internacional e VIII Simpósio Nacional de Literatura e Informática pretende dar sequência aos avanços obtidos quando da realização dos Simpósios que o antecederam (2003-UERJ, 2005-UFSC, 2007-UEL, 2010-UFSC, 2012-UFSC, 2013-UFSC e 2014-UFMG), bem como promover a expansão desses debates para além das fronteiras políticas e territoriais do nosso país, consolidando parcerias internacionais que fomentamos através de nossas revistas científicas e afinidades de linha de pesquisa.

Nas ocasiões dos Simpósios mencionados, além da apresentação dos trabalhos e da discussão dos temas programados, o principal resultado foi o fortalecimento de um grupo de pesquisadores, de várias universidades brasileiras, interessados em avançar nas reflexões e nas pesquisas nessa área da Literatura e da Informática. O Simpósio deste ano, 2016, com a temática Literatura e internet: arte digital, escola experimental, pretende ainda refletir sobre as novas estética no espaço escolar, jogando com a ambivalência do termo "escola", seja como lugar de educação e formação humana, seja na acepção de um período estético caraterístico de um zeitgeist. Pela aproximação de ambos sentidos, o que se pretende é atualização de paradigmas estéticos e de referencias educacionais, no que aproxima significados a principio tão distantes ao termo "escola", em tempos de tecnologia/educação ubíqua.

Objetivos

  • Oferecer uma contribuição renovadora sobre as referências que delimitam o âmbito das relações entre os estudos literários e o meio digital.
  • Fornecer subsídios para uma melhor fundamentação da discussão sobre políticas públicas de aquisição e uso de hardware e software para o ensino da escrita e da leitura no Brasil.
  • Propor inovação no campo da criação artística, produzindo objetos estéticos de forma colaborativa, ao unir contribuições de profissionais/pesquisadores das áreas das Letras, da Informática, das Engenharias, das Artes Plásticas, do Design, da Música, numa acepção plural e hibrida da arte.
  • Refletir, no que se refere à Educação, sobre as inovações estéticas da arte associadas à tecnologia, mobilizando um tipo de investimento "experimental" às metodologias de ensino na área das humanas.