Caminhos da Aprendizagem
O programa Caminhos da Aprendizagem busca garantir a permanência dos estudantes que tenham dificuldades de aprendizagem em seu processo de formação, por meio da orientação e da parceria entre estudantes, professores e equipe de apoio.
O programa é aberto a todos os estudantes da Universidade de Passo Fundo que enfrentam desafios no processo de aprendizagem, independentemente de possuírem diagnóstico formal ou laudo. As dificuldades podem ter múltiplas causas — como lacunas na formação básica, falta de identificação com determinadas áreas do conhecimento, questões emocionais, entre outras — e todas merecem atenção e suporte.
Ao mesmo tempo, o programa se dedica, de modo mais próximo e especializado, ao acompanhamento de estudantes com necessidades educacionais específicas, como aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia ou discalculia, por exemplo. Nesses casos, o atendimento considera as especificidades cognitivas e de desenvolvimento, sempre valorizando a autonomia e o protagonismo do discente em sua trajetória acadêmica.
