Geral

Saes oferece oficinas sobre produção de textos e meditação

05/09/2019

15:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Setor de Atenção ao Estudante da Universidade de Passo Fundo (Saes/UPF) oferta oficinas sobre diversas temáticas. Em parceria com o projeto Escrita sem Segredos, são realizadas oficinas semanais gratuitas, às segundas-feiras, com o objetivo de ampliar e qualificar a capacidade de produção de textos dos estudantes oriundos de diferentes cursos, incluindo resenhas, resumos e gêneros do âmbito acadêmico. Nos encontros, é feita uma análise minuciosa de textos desses gêneros, verificando as suas características.

A oficina parte do pressuposto de que sempre há comunicação por meio de diferentes gêneros discursivos, que variam, automática e inconscientemente, de acordo com a situação comunicativa. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Me. Elisane Regina Cayser, do curso de Letras, os gêneros acadêmicos pertencem ao contexto da formalidade. Logo, é natural que os alunos sintam um estranhamento em relação a eles, afinal, muitos não tiveram contato anteriormente com esse contexto, visto que essa tipologia de textos não faz parte das práticas escritas da educação básica.

Diante dessa realidade, a proposta da oficina – ministrada pela extensionista Daniela Ribas Nunes, acadêmica do curso de Letras – é fazer com que os acadêmicos tenham um contato sistemático e analítico com esses gêneros do âmbito universitário para que, dessa forma, possam se familiarizar com suas estruturas e, então, produzi-los.
  
As inscrições da oficina para este semestre estão abertas. As aulas iniciam na próxima segunda-feira, dia 9 de setembro, às 17h30min, e ocorrem na sala 122 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Interessados em participar devem preencher e encaminhar formulário de inscrição. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail oficina.saes@upf.br.

Oficina de Meditação no Campus
A sociedade vive tempos de distração. São inúmeros os estímulos que tiram o foco das pessoas, fazendo-as divagar cansativamente entre o passado e o futuro. Pode parecer algo agradável, porém, tal estado mental ameaça a qualidade de vida e é a raiz de vários transtornos psicológicos. A proposta da oficina "Meditação no Campus" é abrir um pequeno espaço semanal para exercitar a presença mental e a inteligência emocional a partir da prática de parar e observar.
 
A oficina é ministrada pelo mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UPF, Pablo João da Costa, e pelo professor de Filosofia Daniel Confortin, contemplando aspectos modernos da pesquisa científica sobre o tema e sua abordagem filosófica tradicional. Os encontros consistem em momentos de diálogo e estudo aliados a práticas diversas como meditação silenciosa, fotografia contemplativa, meditação ativa, entre outras.

Os encontros são abertos e não necessitam de qualquer conhecimento prévio. As inscrições são feitas com o preenchimento de um formulário e já podem ser realizadas. Os encontros acontecerão nas quintas-feiras, das 17h30min às 19h, no Oratório, com início em 12 de setembro. Mais informações pelo e-mail oficina.saes@upf.br.