Ensino

Política do Estudante é apresentada para Reitoria

08/07/2021

08:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Documento foi construído por estudantes da UPF. Momento reforçou o esforço da Instituição em potencializar o protagonismo estudantil

Um documento nascido da escuta, da conversa, dos desejos e desafios dos estudantes da Universidade de Passo Fundo (UPF). De forma resumida, é assim que foi apresentada para a Reitoria, nesta quarta-feira, dia 7 de julho, a Minuta da Política do Estudante. O encontro contou a participação da reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, de estudantes representantes dos grupos de trabalho que atuaram na elaboração da minuta, além da equipe do Setor de Atenção ao Estudante (SAEs), representado pela professora Me. Ângela Mara Soares, assistente social Silvana Ribeiro, psicólogo Vinícius Santos de Miranda, Lusiane Aparecida Bandeira, assistente do setor e futura estudante do curso de Psicologia da UPF, além dos professores Dr. Miguel Rossetto e Dra. Cristina Fioreze, assessores da Vice-Reitoria de Graduação.

A apresentação teve como objetivo mostrar para a gestão da Universidade como a Minuta da Política foi construída, pensada e compartilhada, até que se obtivesse o resultado final. Para isso, os representantes dos Grupos de Trabalho marcaram presença e, além de apresentarem os caminhos percorridos para a elaboração do texto, também partilharam a experiência de participar ativamente do processo. 

Minuta foi apresentada e agora seguirá os trâmites internos

Gabriela Marques de Iara é a primeira da família a ingressar no ensino superior. A oportunidade de integrar a equipe e de fazer parte de um momento histórico para a comunidade acadêmica, fez com que ela se sentisse ainda mais motivada. “Aqui nós construímos certezas e visualizamos o nosso próprio futuro. Esse é um momento único e que me permitiu sentir parte, de fato, da Instituição, pertencente a este mundo no qual construo diariamente meu caminho”, ressaltou. 

Henrique França Duara também aproveitou o encontro para destacar a importância da elaboração coletiva de um documento que dos estudantes. Segundo ele, ainda que este seja apenas o primeiro passo, a Política do Estudante é a concretização de uma etapa que marca uma mudança na vida de todos dentro da Universidade. “A UPF é uma cidade e esse documento dá voz aos cidadãos que vivem aqui. Esses cidadãos somos nós. Queremos que esse documento faça a diferença na vida da comunidade acadêmica. É só o começo de um trabalho coletivo que precisa de todos para ser colocado em prática”, frisou.

Escuta, acolhimento e protagonismo estudantil

Na apresentação, os estudantes destacaram alguns aspectos que foram levados em consideração na hora de colocar as ideias no papel. As reuniões, que envolveram cerca de 500 pessoas, foram divididas em grupos para contemplar o maior número de estudantes possível e tiveram como base concepções que estão presentes na Política. Entre elas temas como o pertencimento estudantil, a importância da formação crítica dos estudantes em todas as áreas do conhecimento, a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como o protagonismo estudantil.

Atenta às demandas e uma das incentivadoras da construção do documento, a reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, agradeceu o empenho e a dedicação de cada estudante no trabalho para que o documento fosse finalizado. Em sua fala, ela reforçou a importância de uma participação ativa da comunidade acadêmica, da integração dos estudantes em todos os aspectos decisivos da Universidade e frisou que essa relação entre estudante e Instituição é um elo que precisa ser reforçado a cada dia. “Tê-los hoje aqui é uma experiência especial para mim. Um presente diante de uma caminhada que é repleta de desafios e superações. Ouvi-los nos seus anseios, desejos, necessidades e medos, mostra o quanto podemos ser melhores em todos os nossos espaços, construindo nossa história a partir da vida que pulsa em cada um. Essa Política é um compromisso nosso, de seguir lutando pelo acesso ao ensino e por uma formação de qualidade. Somos vozes que se somam para fortalecer a UPF como uma Universidade, de fato, comunitária”, pontuou a reitora.

Ângela Mara Berlando Soares, coordenadora do SAEs, aproveitou o espaço para agradecer aos estudantes e para destacar a importância das construções coletivas. Segundo ela, o processo de elaboração foi, para além de uma experiência formativa, é uma vivência transformadora, impressa em suas vidas tanto no âmbito pessoal como de futuros profissionais. “Eles conseguiram trazer para a palavra o que pensam, o que desejam e o que buscam aqui na UPF. Para isso, investiram tempo, energia, conhecimento, com muita responsabilidade e leveza”, ressaltou.

Os próximos passos agora serão definidos juntamente com a gestão, visando apresentar o documento para os demais docentes da Instituição e também dar visibilidade para todos os estudantes, de todos os níveis e áreas, bem como para a sociedade, por meio de representantes de órgãos e instituições da região.