Ensino

Laboratório Bilíngue nasce como uma forma de romper a barreira da comunicação

19/06/2023

15:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Iniciativa é voltada para todos que desejarem aprender ou aperfeiçoar a Língua Brasileira de Sinais

O Setor de Atenção aos Estudantes (Saes) lançou, neste mês, o Laboratório Bilíngue, um espaço de diálogo e interação para Surdos e ouvintes que se interessam pela Língua Brasileira de Sinais, a Libras. Os primeiros encontros do grupo foram realizados na última quarta-feira, 14 de junho, nos turnos da manhã, tarde e noite. A iniciativa é voltada para todos que desejarem aprender ou aperfeiçoar essa língua, que é a 2ª oficial no Brasil, promovendo a interação entre surdos e ouvintes num ambiente livre, aberto e gratuito, tanto para iniciantes quanto para fluentes em Libras. 

O objetivo do Laboratório Bilíngue, é, de acordo com a coordenadora do Saes, Ângela Soares, promover a interação entre surdos e ouvintes e, com isso, romper a barreira da comunicação. “Nós queremos incentivar que todas as pessoas aprendam Libras, assim, podemos coletivamente, romper a barreira da comunicação”, explica. Para isso, os encontros do Laboratório são abertos a toda a comunidade, acadêmica e externa. “É um espaço acessível e aberto à comunidade, com isso, a UPF também faz jus ao seu caráter comunitário, que busca constantemente dialogar com população, neste caso, com destaque a população surda de Passo Fundo e da região”, pontua. 

Estudante de Fabricação Mecânica da UPF, João Vitor Rezende Portella dos Santos participou do primeiro encontro. Na opinião dele, que é surdo, é importante ter mais pessoas que saibam Libras. “Para nós, nem sempre é fácil entrar na biblioteca e buscar um livro, não é que a gente não seja capaz, nós somos capazes, mas seria interessante que alguém nos atendesse em Libras, para não ter que vir sempre com a intérprete junto. Seria legal também em outros setores, como secretarias, os outros espaços, ter esse atendimento, para ter uma comunicação melhor”, conta.

Para João, o Laboratório Bilíngue é um espaço importante e ele espera ter mais pessoas participantes desses momentos de conversa. “Me sinto bem, me sinto feliz em ter mais pessoas querendo aprender Libras para ter esse conhecimento, para ter uma comunicação melhor com os surdos e ficaria feliz se meus colegas também estivessem aqui para a gente não ter essa dependência da intérprete”, destaca. 

Participe dos encontros
Para participar do Laboratório Bilíngue, basta ir a uns dos encontros que ocorrem em três horários: nas terças-feiras, das 10h às 11h30min e nas quartas-feiras, das 15h30min às 17h e das 18h30min às 20h. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail saes@upf.br ou pelo Whatsapp  (54) 9683-0529.