Universidade

Mais de 85 horas de cuidado e aprendizagens

06/07/2020

11:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Períodos de incerteza como o vivido diante da pandemia de Covid-19 causam apreensão em função da quantidade de mudanças necessárias. No mundo acadêmico a situação não é diferente. Atividades presenciais interrompidas temporariamente e as diversas dúvidas decorrentes dessas mudanças podem angustiar os estudantes. Por isso, desde o início das alterações de rotina impostas pela pandemia, a Universidade de Passo Fundo (UPF) tem atuado em diversas frentes para atender o público interno e externo. Uma destas ações foi a criação da Rede de Cuidado.

Organizada pelo Setor de Atenção ao Estudante (SAEs), a Rede abriu um espaço virtual em que os estudantes (posteriormente estendida a professores e funcionários com apoio da Divisão de Gestão de Pessoas) pudessem compartilhar as angústias vividas nesse momento em um espaço de escuta qualificada e cuidadosa. Entre os meses de abril a junho foram 85 horas de atividades, conversas e troca de conhecimento.

Espaços virtuais tiveram a participação de centenas de pessoas

A Rede de Cuidado, além de ser um espaço de escuta e de acolhimento das demandas da comunidade interna por meio do Plantão do Cuidado, oferece à toda a comunidade um espaço de compartilhamento de conhecimentos, por meio da Rede de Aprendizagem.  Por meio dela foram abordados diversos temas voltados ao momento de pandemia, dentre eles a extensão universitária, direito à moradia, importância da pesquisa, gênero e sexualidade, mobilidade urbana, economia solidária, saúde do trabalhador, relações humanas, ações da UPF no enfrentamento da Covid-19, raça e classe, afeto, saúde mental, diversidade de gênero, gestão de tempo, saúde financeira, direitos humanos, e também orientações sobre o Coronavírus.

Quais as salas disponíveis?
São oferecidas salas virtuais, por meio do Google Hangouts Meet, disponíveis em horários e dias da semana pré-estabelecidos. Confira no site: https://www.upf.br/coronavirus/rede-de-cuidado.

A Sala 1 é chamada de “Plantão do Cuidado” e é direcionada aos estudantes, professores e funcionários (em horários específicos) que desejam conversar, compartilhar sobre os desafios, aprendizagens e angústias deste momento. Estará à disposição uma equipe de escuta do SAEs e da Divisão de Gestão de Pessoas da Universidade.

Funcionamento:
Sexta-feira: das 18h às 19h para estudantes
Segundas-feiras das 16h30min às 17h30min para funcionários da UPF. 
Quartas-feiras das 17h30min às 18h30min para professores da UPF.

A Sala 2 é chamada de “Rede de Aprendizagem” e funciona como um espaço aberto aos professores, funcionários, alunos e também à comunidade externa em que se cultive a troca de saberes sobre temas transversais. Estudantes e instituições parceiras da Universidade podem propor salas de discussão abertas aos mais variados temas. Confira as edições já realizadas e temáticas abordadas.

Funcionamento: para o público em geral, todas as quintas-feiras: das 18h às 19h. As salas específicas para professores e funcionários da UPF ocorrerão das 16h às 17h, conforme divulgação prévia.