Universidade

Mostra Pertencimento reflete direitos e espaços das Pessoas com Deficiência (PcD)

26/09/2023

16:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Exposição permanece no Centro de Convivência da UPF até 03 de outubro

O pertencimento como princípio e direito de todos”. Com esse foco, a Mostra Pertencimento, promovida pelo Coletivo PotenCialiDades, vinculado ao Setor de Atenção ao Estudante (Saes) da UPF, ficará exposta no Centro de Convivência da UPF até o dia 03/10. 

A Mostra se propõe a fomentar o debate acerca da importância da acessibilidade e da emergência de transpor as diversas barreiras que impedem ou restringem a vida plena das Pessoas com Deficiência nos diferentes espaços sociais. 

De acordo com Ângela Soares, responsável pelo Saes, as imagens imediatas que vêm à mente sobre essa temática são os obstáculos nas calçadas, banheiros, portas, estacionamentos, entre outros. Contudo, conforme ela, é importante lembrar que além das barreiras visíveis, as pessoas que possuem a condição de não ouvir ou de não ver enfrentam inúmeras dificuldades nos processos de comunicação e interação com e na sociedade. “Direitos básicos, como estudar e trabalhar, são violados quando a sociedade se exime de seu papel, responsabilizando a própria pessoa com deficiência por sua condição e desconsiderando suas potencialidades. Ser protagonista no ambiente educacional e no mundo do trabalho é premente, visto que, por séculos, essa população ficou inviabilizada, tendo seus direitos expropriados”, destaca.