Ensino

PPGPPF/UPF promove curso de software de elementos finitos

10/05/2018

16:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Engenheiros utilizam método dos elementos finitos para simulação em desenvolvimento de produtos

A Universidade de Passo Fundo, por meio do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (UPF/PPGPPF), em parceria com o Núcleo de Cálculos Especiais (NCE), promove pela primeira vez o curso de operação de software MEF5 – Aplicativo de utilização de software de elementos finitos, de 40 horas. O curso será ministrado pelo professor Dr. Avelino Alves Filho, autor da Coleção Elementos Finitos – A Base da Tecnologia CAE e que trabalha há 42 anos na área, tendo implantado essa tecnologia em inúmeras empresas no Brasil. As aulas ocorrerão entre os dias 16 e 20 de julho, na Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), Campus I.

Segundo o professor Avelino, o módulo aplicativo de utilização do software corresponde à continuidade natural do módulo conceitual, usando o software. Esse módulo considera a transformação da teoria em prática, introduzindo os procedimentos de utilização do software para simular situações mais comuns encontradas na prática de modelagem de estruturas de equipamentos, agregados, etc., modelagem de itens estruturais, fixações por parafusos, rebites, soldas, acoplamento de nós, análise e combinação de carregamentos, cargas pontuais, de pressão e cargas de acelerações nas diversas direções das estruturas analisadas. Essa etapa prepara a equipe para as aplicações reais ao resolver problemas do dia a dia das empresas.

Formação complementar
De acordo com o coordenador do PPGPPF, professor Dr. Márcio Walber, a UPF tem ofertado regularmente os cursos teóricos desde o ano de 2015, formando até o momento aproximadamente 175 profissionais da área de engenharia, sendo estudantes de graduação, pós-graduação, engenheiros da indústria e professores universitários.

Ainda segundo Walber, nesse curso, será apresentada a metodologia operacional do sistema CAE (computer aided engineering), através da resolução completa e passo a passo de exemplos de estruturas onde são utilizados os diversos elementos finitos, identificando a sequência básica de etapas na aplicação do método dos elementos finitos para realização de simulações numéricas. “Esse método de ensino é considerado inédito, desenvolvido pelo NCE, transmitido a várias empresas dos setores automotivo, ferroviário, aeronáutico, mecânico e naval. Volkswagen, Fiat, Iveco, MWM, Ford, Maxion, Tupy Fundições, Senai, AGCO, Geremias Redutores, Thyssen, etc. são algumas das empresas treinadas pelo professor Dr. Avelino Alves Filho”, destacou o professor.

O curso será ministrado utilizando o software Siemens NX Nastran with Femap, de grande utilização pelas indústrias. Em 2013, o PPGPPF firmou um importante convênio com a Siemens do Brasil, em que, para divulgação de seus produtos e serviços e aproximação com as empresas da região, a Siemens cedeu para utilização dos cursos da UPF o pacote completo de softwares da empresa. A UPF foi a primeira Instituição de ensino superior no Brasil a realizar uma parceria desse porte com a empresa. 

Para essa edição do curso, serão disponibilizadas 25 vagas, tendo como pré-requisitos a realização do módulo conceitual MEF1. Inscrições e outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail cursosulmef@gmail.com, informando nome, empresa e telefone para contato ou no site www.nce.com.br.