Linhas de pesquisa e projetos

A área de concentração de Projeto e Processos de Fabricação é essencial e tem forte atuação no desenvolvimento dos trabalhos de engenharia. Por meio da pesquisa integrada, busca-se contribuir com a formação avançada científica/tecnológica de recursos humanos, visando o desenvolvimento regional sustentável sócio-econômico.

As linhas de pesquisa do programa de Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fabricação são:

1 - Processos de Fabricação
Estudo dos diferentes processos de usinagem, direcionados aos conhecimentos científico-tecnológicos sobre fundamentos, ferramentas, máquinas-ferramenta, parâmetros e periféricos (fluidos de corte e acessórios), visando à capacitação profissional para aplicação industrial otimizada em termos econômicos, produtivos e de qualidade. Incluem-se neste contexto os processos de usinagem com ferramentas de geometria definida, com ferramentas de geometria não-definida, processos não-convencionais e usinagem a altas velocidades. A linha de pesquisa compreende ainda o desenvolvimento de novos processos e métodos metalúrgicos de fabricação e conformação plástica.

2 - Projeto de Máquinas e Equipamentos
Estudo dos métodos e procedimentos de desenvolvimento do projeto mecânico que na engenharia moderna exige uma base sólida de diversos conhecimentos, envolvendo as fases de planejamento, projeto conceitual, modelamento/prototipagem, análise de comportamento mecânico, análise econômica, projeto detalhado, propriedade industrial e gerenciamento de projetos, todos considerando os fundamentos teóricos, as ferramentas de análise por simulação e a experimentação. A linha de pesquisa em Projeto de Máquinas e Equipamentos está voltada principalmente para o projeto de produtos e equipamentos industriais, estruturas metálicas e máquinas agrícolas.

3 - Seleção de Materiais Aplicados ao Projeto e Fabricação
Seleção de materiais para o projeto de novos produtos, assim como a determinação dos processos de fabricação mais adequados para as condições operacionais específicas de cada componente. Nessa linha de pesquisa serão desenvolvidas a caracterização de novos materiais, processos e análise de falha de forma integrada ao projeto mecânico.