Ensino

Equipe do LINTEC UPF apresenta trabalhos em evento no Paraná

04/06/2019

10:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Participação ocorreu durante o XVIII Encontro Regional Ibero-americano do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica

De 19 a 23 de maio, Foz do Iguaçu recebeu o XVIII Encontro Regional Ibero-americano do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré). O seminário internacional é considerado o mais importante da região ibero-americana do Comitê, onde especialistas do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, Equador, Peru, Chile, Colômbia, México, Portugal e Espanha se reúnem para discutir temas relevantes para o setor elétrico e apresentar novas propostas tecnológicas. A Universidade de Passo Fundo (UPF) esteve representada pela equipe do Laboratório de Inovação Tecnológica em Projeto, Processos de Fabricação e Materiais (LINTEC). Participaram da atividade o coordenador do Laboratório, professor Dr. Charles Leonardo Israel; o engenheiro Ademilson Setti, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF) da UPF; e o acadêmico Juliano Wagner Daronch, do curso de Engenharia Elétrica.

De acordo com a equipe, o objetivo da participação no evento foi a apresentação de trabalhos técnicos originados do projeto de pesquisa e desenvolvimento intitulado “Desenvolvimento e aplicação de controladores de chaves seccionadoras de alta tensão”, além do compartilhamento de conhecimentos técnicos e científicos, do contato com o setor elétrico, da ampliação de networking e da busca de parcerias.

Para o professor Dr. Charles, a experiência foi fundamental para a equipe. “A divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelo LINTEC em um evento internacional, com profissionais e pesquisadores experientes, bem como o interesse da comunidade científica presente evidenciam o ineditismo da pesquisa em andamento e a importância para o setor elétrico brasileiro e mundial”, destacou.

O engenheiro Ademilson ressaltou que o Encontro é um evento no qual se concentram diversas pesquisas e inovações do setor elétrico. Para ele, o fato de o evento ser um congresso ibero-americano proporcionou o contato com estudos e tecnologias em desenvolvimento em países de primeiro mundo. “Também merece destaque o Fórum das Nações, evento paralelo ao congresso no qual palestrantes de diferentes países explanaram sobre o planejamento para os próximos anos do setor elétrico mundial. Pessoalmente, é um momento ímpar de compartilhamento de conhecimento e aprendizado”, lembra o engenheiro.

Para Juliano, participar do evento foi muito positivo. “Pude assistir diversos trabalhos na área do meu curso de graduação no meu primeiro congresso internacional. Também tive a oportunidade de apresentar um artigo em um evento científico relacionado às atividades desenvolvidas no LINTEC. A troca de informações foi muito intensa e o público demonstrou bastante interesse no projeto em andamento na UPF”, destacou.

Lucas Dalla Maria, pesquisador do projeto e gerente de projeto do LINTEC-UPF, ressaltou a importância da apresentação de trabalhos em um evento de renome internacional. “A apresentação de quatro artigos em um evento científico internacional desse porte proporcionou a prospecção de parcerias com diferentes instituições e centros de pesquisa. Além disso, a criação de grupos de trabalhos e o desenvolvimento conjunto de estudos foi possibilitado pelo evento”, pontuou.

Entre os trabalhos apresentados pela equipe, estiveram “Seccionador Lorenzetti 242 kV tripolar: Avaliação experimental da tensão e deformação durante vibração mecânica”, “Impacto da vibração mecânica em parafusos de seccionadores”, “Avaliação experimental do comportamento térmico dos contatos elétricos em seccionador BMKU-40ª” e “Análise numérica dinâmica de chave seccionadora BMKU-40A empregando o método dos elementos finitos”.