Cultura

Mundo da Leitura comemora 21 anos com programação especial

05/09/2018

18:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Mundo da Leitura comemora 21 anos com programação especial Atividades iniciaram nessa terça-feira, dia 4, e se estendem durante todo o mês de setembro

No mês de setembro, o Centro de Referência de Literatura e Multimeios – Mundo da Leitura, da Universidade de Passo Fundo (UPF), comemora 21 anos. Para comemorar a data, uma programação especial foi criada para envolver diferentes públicos por meio de ações de leitura e de manifestações artísticas. A programação, que iniciou na noite dessa terça-feira, 4 de setembro, com o “Literatura em Diálogo - Neruda: Voz Vers(o/u)s Silêncio”, se estende durante todo o mês com atividades gratuitas e abertas a toda a comunidade. 

Laboratório dos cursos de graduação e Pós-Graduação em Letras, o Mundo da Leitura, ao longo dos 21 anos, desenvolveu diferentes projetos na mediação de leitura com parcerias institucionais e interinstitucionais como, por exemplo, o Práticas Leitoras, o projeto Mutirão pela Inclusão Digital, a Jornadinha Nacional de Literatura, o projeto Arte & Literatura aos sábados e o projeto Livro do Mês. Ao todo, as ações desenvolvidas pelo centro já atingiram um público de mais de 97 mil pessoas entre crianças, adolescentes, estudantes do Ensino Superior, professores da rede pública e privada de ensino e comunidade em geral. O Mundo da Leitura também já realizou, nesse período, o empréstimo de mais de 150 mil livros. “O espaço físico do Mundo da Leitura, concebido num conceito inovador, diferencia-se das bibliotecas tradicionais, uma vez que abriga distintos acervos, entre os quais se encontram textos literários e não literários, manifestações de linguagens artísticas (pintura, música, teatro, cinema, quadrinhos, entre outras), apresentados em diferentes suportes”, explicou a coordenadora do Mundo da Leitura, professora Dra. Ivania Campigotto Aquino.

De acordo com a coordenadora, o Mundo da Leitura se preocupa em aproximar os leitores do texto literário a fim de formar leitores autônomos, críticos, capazes de circular em diversos contextos, seja entre seus familiares, amigos, escola e trabalho. “Para além da diversidade de leitores, inexistem políticas públicas contínuas de formação do leitor, de formação de mediadores de leitura, de incentivo à aquisição de materiais de leitura com baixo custo, de criação de bibliotecas inovadoras em todos os municípios e, especialmente, de acesso às diferentes manifestações de linguagens artísticas”, destacou. 

Aberto à comunidade
O Mundo da Leitura é um espaço gratuito e aberto para a comunidade de Passo Fundo e da região. No início de cada semestre, abrem-se as inscrições para a modalidade de visitas agendadas pelas escolas públicas ou privadas. As visitas têm duração de duas horas e são oferecidas para turmas do ensino fundamental, médio e superior, comportando um número máximo de 30 alunos por turma. “Os leitores podem usufruir de todo o acervo do Centro no local e também têm a oportunidade de levar livros para ler em casa gratuitamente. Para permanecer sozinho no espaço, o leitor deve ter idade igual ou superior a dez anos, nos turnos da manhã e tarde; no turno da noite, a idade mínima para permanecer sozinho é de 14 anos. Os demais leitores poderão visitar o Mundo da Leitura acompanhados dos pais, familiares ou responsáveis”, ressaltou Ivânia. 

Para os professores, o Centro ainda oferece um serviço que possibilita a socialização do acervo: o empréstimo de sacolas com 30 títulos de textos literários, as quais são organizadas por séries, contemplando desde a educação infantil até o ensino médio. Existe, ainda, a possibilidade de o professor organizar a sua própria sacola, por temáticas ou por gêneros textuais (poesia, teatro etc.).

Outra possibilidade de a comunidade conhecer o Mundo da Leitura é participando dos projetos que estão em andamento atualmente. Um deles é o Arte&Literatura, que acontece no último sábado de cada mês e busca envolver a comunidade com a com a arte e a literatura por meio de diferentes linguagens. Também podem participar do Literatura em Diálogo, projeto de extensão que oportuniza, para alunos e professores, a leitura e a discussão de obras literárias clássicas e contemporâneas, e do Café com Letras, clube de leitura que busca aproximar graduandos, pós-graduandos, professores e a comunidade de obras literárias. “Além desses projetos, professores do curso de Graduação e Pós-Graduação em Letras oferecem dois grupos de estudos: Romance e Sociedade, que discute trabalhos de Antonio Candido, e Língua e Discurso, que propõe debates a partir de artigos na área da Linguística”, completou a coordenadora. 

O Mundo da Leitura funciona segunda a sexta-feira nos três turnos: de manhã, das 8h às 12h, tarde; à tarde, das 13h30min às 17h30min; e à noite, das 18h30min às 22h20min. Aos sábados, o espaço abre das 8h às 12h.

Confira a programação de aniversário do Mundo da Leitura:
04/09/2018 - Terça - feira - 19h30min
Literatura em Diálogo - Neruda: Voz Vers(o/u)s Silêncio
Local: Centro de eventos Campus I – UPF

05/09/2018 - Quarta – feira - 09h00
Bate-papo sobre literatura e música com Jei Silvanno 
Local: Mundo da Leitura Campus I – UPF
 
10/09/2018 - Segunda-feira - 19h30min
Bate-papo com acadêmicos do curso Letras sobre RPG, com a presença do escritor Athos Beuren 
Local: CET - Campus I UPF
 
11/09/2018 - Terça-feira – 8h30min
Bate-papo com professores da área de língua portuguesa – SME sobre RPG na sala de aula com a presença do escritor Athos Beuren 
Local: Mundo da Leitura Campus I – UPF

Sábado - 29/09/2018 - 15h às 17h
Arte&Literatura aos sábados – Especial de Aniversário - apresentação de danças, contação de histórias, poesia, capoeira.
Local: Mundo da Leitura – Campus I – UPF